Google+


Velhice Cidadã é tema de encontro do Conselho do Idoso
O evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa celebrado em 15 de Junho.

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promovem encontro temático alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O evento irá acontecer na quinta-feira, dia 23, às 13h15 no Auditório da Escola Técnica de Saúde (Etsus), localizada na Rua 2 de Setembro, 1.510, bairro Itoupava Norte. As inscrições devem ser feitas pelo site bit.ly/encontrovelhicecidada.

O dia foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é de criar uma conscientização mundial, social e política da violência contra o idoso. Em Blumenau, há cerca de 240 situações em acompanhamento pelo Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Sepredi).

No evento terá a participação da Semudes que irá falar sobre a sensibilização e menejo com a pessoa idosa com o olhar da Política de Assistência Social. E a Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública irão abordar os direitos do idoso e atendimentos nos serviços.

Além da conscientização da violência contra o idoso, o evento também irá abordar a prevenção de quedas. A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e Serviço Social do Comércio (Sesc) irão palestrar sobre as formas de previnir as quedas e a importância da atividade física para o idoso.

Confira a programação completa:

13h15 - Acolhida com apresentação Cultural da Secretaria Municipal da Família (Pró-Família)

13h30 - Cerimônia de abertura: Caio Marcel de Souza/Coordenador do CMI

14h - Apresentação Cultural do Sesc Blumenau

14h15 - Sensibilização e Manejo com a Pessoa Idosa: Erica da Silva – Coordenadora do CREAS I de Blumenau/SEMUDES

14h45 - Velhice Cidadã e seus Direitos: Dr. Ivon Braga Vieira – Coordenador da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/Blumenau

15h15 - Atendimento da Pessoa Idosa através da Defensoria Pública: Fernando Correa – Defensor Público

15h45 - Coffee break

16h - Prevenção de Quedas: Mara Rubia Rutzen – Coordenadora do Centro de Saúde do Idoso de Blumenau

16h20 - O envelhecimento ativo na prevenção de quedas: a importância da pratica da atividade física para os idosos usuários da academia do Sesc: Andre Rene Nader Rodrigues - Educador Físico e técnico de atividades do Sesc.

16h40 - Debate

17h - Encerramento.

 

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 15/06/2022 10:51 - 429 visualizações



Fotos