Google+


Semudes realiza grupo reflexivo para homens autores de violência doméstica
O grupo acontece semanalmente e os homens são encaminhados pelo Poder Judiciário para participar.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) através da Diretoria de Proteção Especial executa o Grupo Reflexivo para Homens autores de violência contra a mulher, porque compreende que é um dos importantes instrumentos de enfrentamento da violência. Os encontros são realizados semanalmente pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Região I.

Os homens são encaminhados pelo Poder Judiciário para participar de 12 encontros do grupo. Atualmente, são quatro grupos que acolhem aproximadamente 75 homens nos encontros. Neste ano 53 homens já cumpriram todos os encontros. Em 2021, foram 62 homens que cumpriram a medida.

O atendimento aos homens autores de violência contra a mulher iniciou em 2003 em Blumenau. Neste ano uma mulher que estava abrigada na Casa Eliza foi assassinada pela ex marido no dia em que ela saiu do abrigo e esse fato levantou o questionamento de por que os homens autores de violência não eram atendidos pela Política de Assistência Social.

Após esta situação a equipe começou a realizar grupos com esses homens, mas no início era difícil a participação deles. Em 2014 foi estabelecida a parceria com o Poder Judiciário para encaminhar os autores de violência para participação no grupo. Alguns homens continuam participando do grupo mesmo após cumprirem a ordem judicial, este é um dos poucos espaços em que os homens podem ter conversas mais profundas sobre os sentimentos e emoções. Além de ser um espaço de acolhida e escuta, onde estes homens constroem vínculo com o serviço, sendo um dos elementos fundamentais no enfrentamento da violência contra a mulher.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 07/06/2022 13:16 - 264 visualizações



Fotos