Google+


Semudes participa de fórum alusivo ao Dia Nacional da Adoção
Evento foi promovido pelo Grupo voluntário de Apoio à Adoção Blumenau

Em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado anualmente no dia 25 de maio, a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) representada pela secretária Patrícia Morastoni Sasse, participou do Fórum “É Tudo pela adoção”, realizado na noite de quinta-feira, 25, no Auditório da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE), localizado na Rua Alberto Stein, 466.

O evento foi promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção Blumenau (GAAB) e teve por objetivo trazer a luz informações claras e objetivas aos que pretendem adotar, sobre o processo de adoção, desde a destituição do poder familiar das crianças e adolescentes, o acolhimento institucional e o trabalho desenvolvido pelos abrigos do município.

Patrícia Sasse destacou o papel da Semudes no trabalho de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes garantidos em Lei. “O olhar da política de Assistência Social de Blumenau é voltado para garantir que os direitos das crianças e adolescentes não sejam violados, e isso não é nada fácil por ser extremamente complexos. Existem muitos mitos na adoção e um deles é que as adoções acontecem através da Semudes e isso precisa ser desmitificado. A Adoção em si é um processo jurídico e a Assistência Social participa desse processo com os atendimentos nos nossos equipamentos de CRAS e CREAS e também com o Serviço de acolhimento nos Abrigos é muito importante que quem pretende adotar saiba o papel de cada ente nesse processo”, afirmou.

Além da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse o Fórum contou com a participação da Juíza da Vara da Infância Dra. Horacy Benta de Souza Baby, e pela Assistente do Tribunal de Justiça De Santa Catarina (TJSC) da comarca de Blumenau, Jessica Caroline dos Santos.    

O Grupo de Apoio à Adoção Blumenau (GAAB) é composto por voluntários e foi criado para orientar, pretendentes à adoção e demais pessoas que tenham interesse no tema, sobre o processo de adoção, além de discutir temas correlatos, como tempo de espera, expectativas x realidade, adoção tardia e os desafios no período posterior a adoção.

Os encontros acontecem sempre na ultima quinta-feira de cada mês, às 19h30, na Escola Técnica do SUS “Luis Eduardo Caminha” (ETSUS Blumenau), localizado na Rua 2 de Setembro, 1510, na Itoupava Norte.

 

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo



postada em 26/05/2023 16:45 - 805 visualizações



Fotos