O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou na terça-feira, dia 10, as nona e décima turmas de 2024 com 94 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. Destes alunos, 25 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios. As aulas ocorreram em outubro e novembro com carga horária total de 60 horas.
O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
"Quando surgiu o PIT nem sonhávamos que ele poderia ter tantos anos de existência e com tantos resultados. Muitas vidas foram impactadas com este trabalho nestes anos, a família toda é transformada com a participação do adolescente. Propiciar oportunidades para os jovens é uma missão de grande importância em nossa gestão", explica o prefeito Mário Hildebrandt.
Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Gerência de Inclusão Social, e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).
O PIT tem como objetivo trazer para os adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. O programa teve início em 2005 e já formou 8.821 adolescentes. Em 2024, 399 alunos concluíram o curso e 105 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios.
"Nós desejamos que esses adolescentes aproveitem as oportunidades que aparecerem na vida e não parem de estudar. A Educação transforma a vida dos jovens e nosso desejo é que eles continuem nesse caminho. Que eles ouçam as pessoas do bem, a família e sigam no caminho correto para seguirem os sonhos", comenta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do seu bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99779-5179 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do mundo do trabalho durante o período do curso PIT e após a trajetória.
postada em 11/12/2024 16:53 - 563 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Programa de Iniciação ao Trabalho forma 94 adolescentes
Saiba como doar parte do IPTU para projetos sociaisFamílias recebem apartamentos retomados do Programa Minha Casa Minha Vida
Prefeitura celebra o natal com famílias dos Cras e Creas
Conselho Municipal comemora 31 anos da Lei Orgânica de Assistência Social