
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta segunda-feira, dia 20, a primeira turma de 2023 com 45 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. Destes alunos, 22 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios. As aulas aconteceram de 09 a 27 de janeiro com carga horária total de 60 horas.
O objetivo do PIT é de capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
"Através do PIT a Prefeitura está investindo cerca de R$ 90 mil por ano nos nossos adolescentes de Blumenau. É um recurso que está sendo aplicado na carreira e na vida desses jovens. O PIT abre portas, constrói caminhos e dá oportunidade para que eles saiam mais preparados para se incluir no Mundo do Trabalho. E nós, enquanto Prefeitura, nos orgulhamos de fazer parte desse processo", relata o Prefeito Mário Hildebrandt.
Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) através de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O PIT tem como objetivo trazer para os adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade aos adolescentes de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. O programa teve início em 2005 e já formou mais de 8 mil adolescentes. Somente em 2022, quase 400 alunos concluíram o curso e 199 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do seu bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99162-4580 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da Gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do Mundo do Trabalho durante o período do curso PIT e após na sua trajetória.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
postada em 21/03/2023 13:49 - 645 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Programa de Iniciação ao Trabalho forma 45 adolescentes
Prefeitura de Blumenau viabiliza retorno de angolana ao país de origemSecretaria de Desenvolvimento Social forma Grupo de Adolescentes do Cras VII
Prefeitura empossa novos membros de três conselhos municipais
Seurb e Abordagem Social farão ação na Rua de 7 de Setembro nesta sexta-feira