
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou na segunda-feira, dia 11, a sétima turma de 2023 com 35 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. Destes, 22 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios e dois já foram contratados. As aulas ocorreram de 7 a 25 de agosto com carga horária total de 60 horas.
"No futuro esses adolescentes irão entender porque foi tão importante participarem do curso do PIT que abre tantas portas no mundo do trabalho para eles. Esse é o primeiro de muitos diplomas que vão receber na vida, os jovens precisam aproveitar as oportunidades e continuarem nesse caminho de aprendizagem e dedicação", reflete a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) por meio de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O PIT tem como objetivo trazer para os adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. O programa teve início em 2005 e já formou 8.292 adolescentes. Em 2023, 289 alunos já concluíram o curso e 155 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios.
"Essa é parceria exitosa que existe desde 2005, quando fui secretário de Assistência Social. Já foram mais de 8 mil adolescentes que formamos. O PIT traz resultados na questão da empregabilidade e sobretudo na informação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A educação transforma o cidadão, gera oportunidades e possibilidades e esses adolescentes irão colher no futuro", comenta o prefeito Mário Hildebrandt.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do seu bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99779-5179 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da Gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do Mundo do Trabalho durante o período do curso PIT e após a sua trajetória.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
postada em 12/09/2023 11:37 - 666 visualizações
Fotos
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
-
Foto: CIEE
Mais notícias parecidas com Programa de Iniciação ao Trabalho forma 35 adolescentes
Prefeitura de Blumenau viabiliza retorno de angolana ao país de origemSecretaria de Desenvolvimento Social forma Grupo de Adolescentes do Cras VII
Prefeitura empossa novos membros de três conselhos municipais
Seurb e Abordagem Social farão ação na Rua de 7 de Setembro nesta sexta-feira