
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) promovem nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorre no auditório da Escola Técnica do SUS (Etsus) e conta com a participação de pessoas idosas e de profissionais que atuam com direitos do idoso em órgãos governamentais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
"Estamos desde o início do ano trabalhando bastante com nossas equipes para fazer uma cidade cada vez mais acolhedora e inclusiva com um olhar diferenciado para as pessoas. Pensarmos nessas políticas públicas para idosos é pensar no futuro, todos vamos precisar de estruturas e oportunidades", explica o prefeito Egidio Ferrari.
O evento tem como objetivo identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Além de garantir a participação social para a construção de ações, que visem à superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável, serão discutidas ações de equidade para a defesa, promoção e proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
“Meu desejo é que esta conferência seja um espaço de bastante discussão para avançar nas políticas públicas para o idoso e na garantia de direitos. Que sejam elaboradas propostas boas ideias e que possam ser concretizadas”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
O tema da Conferência é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Para aprofundar a discussão, a temática foi dividida em cinco eixos:
Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2: Fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
“Nosso compromisso, enquanto gestores públicos, é assegurar que o processo de envelhecimento ocorra com dignidade, respeito e qualidade de vida. Para isso, é indispensável ouvir, valorizar e incorporar as contribuições das pessoas idosas em todas as etapas do planejamento e execução das políticas públicas”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo
Na conferência são elaboradas propostas para as instâncias municipal, estadual e federal acerca das políticas públicas para as pessoas idosas. Essas propostas serão enviadas para a Conferência Estadual e posteriormente irão para a Conferência Federal.
postada em 26/05/2025 17:15 - 286 visualizações
Fotos
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
-
Foto: Eraldo Schnaider
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau promove a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Seminário discute a proteção e valorização da pessoa idosa em BlumenauProteção e valorização da pessoa idosa é tema de seminário em Blumenau
Cras orienta moradores do bairro Badenfurt sobre serviços e benefícios sociais
Prefeitura reforça ações de atendimento à população em situação de rua nos bairros Garcia, Progresso e Velha