Google+


Mulher em situação de rua retorna para família em Barretos
Inamnar Aparecida Vieira procurava por sua irmã há seis anos que estava em situação de rua em Blumenau.

Após seis anos de procura, Inamnar Aparecida Vieira conseguiu reencontrar a irmã que estava em situação de rua em Blumenau. Na última semana Inamnar veio para a cidade onde achou a irmã, que já havia recebido diversos atendimentos das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes). Na sexta-feira, dia 03, elas retornaram, juntas, para a cidade de Barretos, no estado de origem, São Paulo.

“Graças a Deus ela foi abordada, conseguiram pegá-la, levar para um hospital e fazer o tratamento, que por sinal, está dando um bom resultado”, comenta Inamnar.

Usuária passou por 109 atendimentos

Desde junho de 2021 a usuária passou por 109 atendimentos na Semudes entre Abordagem Social, Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e abrigo. Em nenhum dos atendimentos ela comentava sobre a sua origem até que, recentemente, durante uma internação no Hospital Santo Antônio, ela revelou e manifestou o desejo de reencontrar a família.

A partir daí, uma assistente social do Centro POP começou uma busca e localizou Inamnar que prontamente se disponibilizou a vir para Blumenau reencontrar a irmã. “Agora a gente vai cuidar e agradecer a Deus pelo fato de ter reencontrado, conseguido alguém que ajudou ela nesse processo todo e dar continuidade ao tratamento,” explica Inamnar.

Trabalho conjunto

O diretor de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social, Marciano Tribess, conta que foi o trabalho em rede que conseguiu fazer o convencimento da usuária. A Abordagem Social acionou o Samu e a Polícia Militar para atendimento em conjunto e a equipe a levou para o Hospital Santo Antônio em que ficou internada para tratamento.

"O trabalho com a pessoa em situação de rua é bastante árduo, o resultado é sempre a longo prazo. Quando a gente tem uma história de sucesso e consegue tirar a pessoa da situação de rua e voltar para a sua casa é uma sensação de satisfação em poder fazer esse reencontro ", reflete Tribess.

Serviços para população em situação de rua

Blumenau atua com três serviços voltados para o atendimento da população em situação de rua, são eles: Abordagem Social, Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e Centro POP. Somente Abordagem Social e Centro POP somaram em 2022 mais de 13.700 atendimentos, com uma média mensal de aproximadamente 1.140 atendimentos.

 

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 07/02/2023 13:30 - 917 visualizações



Fotos