Google+


Ministro Osmar Terra realiza palestra em Blumenau nesta quarta-feira, dia 11
Palestra faz parte do V Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas e IV Fórum de Políticas sobre Drogas.

O Ministro da Cidadania Osmar Terra esteve em Blumenau na manhã desta quarta-feira, dia 11, para palestrar no V Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas e IV Fórum de Políticas sobre Drogas. O tema abordado foi a atual Política Nacional sobre Drogas, mostrando diversos dados do Brasil e de outros países sobre o tema.

Terra aponta que é necessário que no país se tenha campanhas alertando sobre os riscos das drogas. Ele explica como a droga age no sistema cognitivo da pessoa, portanto a dependência química é uma doença do cérebro. “O indivíduo não consegue controlar o impulso, o motivo de continuar a usar drogas não é mais o mesmo motivo pelo qual começou a usar”, afirma Terra.

O ministro mostra dados que afirmam que as drogas são grandes causadoras de transtornos mentais e que eles também causam mortes, além do tráfico. “A violência vinculada direta ou indiretamente ao transtorno mental causado pelo consumo de drogas é bem maior que a do tráfico”, aponta.

Em sua palestra, Osmar Terra defendeu a internação involuntária, pois segundo ele uma pessoa que fuma uma pedra de crack a cada 30 minutos em uma cracolândia não tem capacidade de discernimento. Ele compara com uma pessoa que está em surto psicótico e que também não tem a capacidade de discernir e é internada involuntariamente.

A palestra fez parte do último dia dos dois fóruns que aconteceram em conjunto em Blumenau com o tema  “A nova política sobre drogas”. Foram organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) com apoio da Cruz Azul no Brasil.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 11/09/2019 16:00 - 157 visualizações



Fotos
  • Foto: Foto: Michele Lamin
  • Foto: Foto: Michele Lamin
  • Foto: Foto: Michele Lamin
  • Foto: Foto: Michele Lamin
  • Foto: Foto: Michele Lamin