Google+


Dia Nacional da Adoção é celebrado em Blumenau
Uma roda de conversa promovida pelo CMDCA e Semudes trouxe o tema "Diálogos sobre a Atuação do Sistema de Garantia de Direitos" para os participantes.

Foto: Michele Lamin

Para celebrar o Dia Nacional da Adoção, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promoveram uma roda de conversa na quarta-feira, dia 25. O evento teve como tema "Diálogos sobre a Atuação do Sistema de Garantia de Direitos".

O objetivo da roda de conversa é de oportunizar o debate sobre o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes através da adoção.  O evento é voltado para profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, entidades que atendem crianças e adolescentes e para a população que se identifica com o tema da adoção.

A programação trouxe a participação do Poder Judiciário que explicou a atuação do Promotoria de Justiça e do serviço social no processo de adoção. E a Secretaria de promoção da Saúde (Semus) relatou sobre o atendimento na Política de Saúde para as crianças e adolescentes em acolhimento.

A Semudes participou com a apresentação das modalidades de acolhimento institucional e familiar do município. O município conta com dois Abrigos Nossa Casa e o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e impossibilitados de permanecerem junto à família de origem. Em Blumenau, há 74 crianças e adolescentes em acolhimento nos Abrigos e 12 estão em Famílias Acolhedoras.

"Quando abordamos essa temática da adoção nos vem à mente a palavra amor. O amor da criança e do adolescente que esperam um momento especial da sua vida, de ser adotado, ter carinho. E o amor dos pais e mães que estão à disposição para dar um lar para essas crianças e adolescentes. Nosso governo  tem como objetivo melhorar a vida das pessoas, e um grande exemplo é a Família Acolhedora. Esse serviço que mostra como uma política pública correta e bem aplicada pode transformar vidas, tanto das crianças e adolescentes quanto das pessoas que os acolhem", explica a Vice-Prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Dia Nacional da Adoção

O Dia Nacional da Adoção é comemorado em 25 de maio. Esta data foi escolhida oficialmente em 2002, em homenagem ao I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, que aconteceu no mesmo dia em 1996. O dia é marcado por ações e campanhas em todo o país com o intuito conscientizar sobre a importância de adotar.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 26/05/2022 08:29 - 299 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin