Google+


CMAS realiza encontro sobre controle social com usuários do Cras Garcia
O tema debatido foi o papel do conselheiro no exercício do controle social.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou na quinta-feira, dia 28, um encontro com os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região II - Garcia. O tema debatido foi o controle social junto à Política de Assistência Social.

O controle social é uma garantia constitucional da participação da sociedade nas Políticas Públicas. Tem como objetivo determinar necessidades, implementar as políticas e monitorá-las. Assim, o controle social é considerado o exercício democrático na administração pública e uma das formas de exercer é através dos conselhos. 

A equipe técnica da Gerência de Apoio aos Conselhos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) trouxe aos usuários orientações sobre como eles podem participar também do controle social. Dessa forma, incentivando a participação do usuário para a construção da Política de Assistência Social no município.

A gerência também irá realizar encontros com os usuários dos outros seis Cras de Blumenau.

CMAS

O CMAS é um órgão colegiado normativo, consultivo, controlador e deliberativo, de caráter permanente e de composição paritária entre o Governo e sociedade civil, responsável pela deliberação da Política Municipal de Assistência Social e controlador das ações na área. Ao todo o Conselho é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo oito representações governamentais indicadas pelo Poder Executivo e oito não governamentais escolhidas através do Processo de Eleição realizado bienalmente.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 29/04/2022 16:57 - 340 visualizações



Fotos