Google+


Blumenau participa de seminário sobre processo migratório em Chapecó
Servidores da Semudes também visitaram a Secretaria da Família e Proteção Social da cidade e participaram de reuniões de gestores de Assistência Social do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) visitou a cidade de Chapecó nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, para participar de eventos na cidade. A comitiva visitou a Secretaria da Família e Proteção Social participou de um seminário e de reuniões com gestores de Assistência Social do Estado.

Na manhã do dia 21, a comitiva visitou a Secretaria da Família e Proteção Social de Chapecó para conhecer o trabalho desenvolvido. O tema principal da conversa foi os atendimentos para a população em situação de rua e a internação involuntária.

"Blumenau atua com diversos serviços para a população em situação de rua e é importante trocarmos experiências com outro município sobre o atendimento desta população que é desafiador. Nós conversamos com a secretária de Chapecó e a coordenadora da política da pessoa em situação de rua sobre a internação involuntária na cidade, pois a Prefeitura de  Blumenau também está trabalhando para implantar esta internação", comenta a secretária de Desenvolvimento Social de Blumenau Patrícia Morastoni Sasse.

Na tarde do dia 21, o grupo participou do Seminário Regional com o "Articulação da Política de Assistência Social com o Processo Migratório". O evento abordou os desafios e avanços no atendimento da população migrante e Chapecó apresentou sua experiência no atendimento desta população.

A Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) ocorreu na manhã do dia 22. Entre as pautas discutidas está a população em situação de rua, lei de benefícios eventuais, cofinanciamento estadual, comunicação, participação do Conselho Estadual de pessoa com Deficiência, entre outros assuntos.

E o dia finalizou com a Reunião Plenária Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de Santa Catarina (CIB/AS/SC) na tarde do dia 22. A reunião tratou sobre a pactuação do cofinanciamento 2024, Cartilha da Pessoa em Situação de Rua, Programa Criança Feliz, lei de benefícios eventuais, Sistema de Informação dos Serviço de Convivência (Sisc), entre outros.

O Coegemas e a CIB/AS/SC reúnem os gestores municipais de Assistência Social de todo o estado de Santa Catarina. As reuniões acontecem mensalmente para acompanhar e discutir sobre a Política de Assistência Social de todo o Estado. Além da secretária Patrícia Morastoni Sasse, técnicos de Blumenau também participam das reuniões para qualificar os debates e trocar experiências com os outros municípios.

 

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 23/02/2024 10:41 - 604 visualizações



Fotos