Google+


Blumenau participa de reuniões de gestores de Assistência Social em Fraiburgo
As reuniões tiveram como pautas sobre cofinanciamento, capacitação, novos programas e serviços, entre outros.

A Prefeitura Municipal de Blumenau, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), participou na última quinta-feira, dia 24, da Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e da Reunião Plenária Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de Santa Catarina (CIB/AS/SC). Os dois encontros aconteceram em Fraiburgo e contaram com a participação de representantes da Assistência Social de todo o estado.

Na reunião do Coegemas foram abordados temas como casa abrigo para mulheres vítimas de violência, Benefício Gestação Múltipla, capacitações da Assistência Social e atendimento à imigrantes.

A principal pauta do dia foi o cofinanciamento estadual para o ano de 2022. Na reunião da CIB o governo do estado fez a proposta de repasse de apenas R$ 25 milhões para 295 municípios de Santa Catarina. Esse valor é a metade do recurso repassado em 2021, portanto os gestores de Assistência Social não aceitaram a proposta e a reunião foi interrompida. O colegiado espera que seja retomado a pactuação, para tanto está articulando junto com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) reunião com o Estado.

"A posição do colegiado, portanto, dos 295 municípios, reflete a angústia que vivemos, hoje o serviço da assistência social é executado entre 95% a 100% com recurso municipal. Isso é muito grave e impacta diretamente no atendimento à população que precisa dos serviços da assistência social", reflete a Secretária de Desenvolvimento Social Patricia Morastoni Sasse.

As reuniões do Coegemas e CIB/AS/SC acontecem mensalmente e reúne gestores da Assistência Social para discutirem sobre a Política no estado de Santa Catarina. Além da Secretária Patricia Sasse, nas reuniões também participam técnicos da área para qualificar os debates.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano



postada em 29/03/2022 08:33 - 502 visualizações



Fotos