Google+


Sedec participa de pesquisa para mapear perfil dos trabalhadores da região
Ação busca levantar informações para o Projeto de Empregabilidade, que tem como proposta traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

Em parceria com a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) está participando do Projeto de Empregabilidade, que tem a finalidade de mapear o perfil dos trabalhadores operacionais, técnicos, administrativos e de gestão da nossa região.

O projeto, que engloba temas como escolaridade, modelo de atuação, remuneração e dados populacionais, está sendo idealizado em sua primeira etapa com uma pesquisa para levantar demandas dos setores empresariais, desde as não atendidas, além de apurar a mão de obra ociosa e propor qualificação e emprego. O projeto é fruto de uma ação direta da ACIB com a Prefeitura, entidades empresariais e educacionais, num total de 16 entidades participantes.

Com prazo para o levantamento das informações até o dia 12 de agosto, a pesquisa conta com três tipos de questionários aplicados às empresas, agência e consultorias de RH, além de instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrangerá os setores de serviço, comércio e indústria e servirá para mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores. 

Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis hoje no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear quais cursos mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de pelo menos 372 empresas. 

A segunda etapa do projeto consiste em analisar as informações colhidas e buscar as soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades. Mais informações sobre a pesquisa pelo e-mail: administrativo@acib.net.

Entidades participantes do projeto:

- ACIB 
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau 
- CDL Blumenau 
- AMPE
- FIESC 
- SESI/SENAI  
- SENAC 
- FURB 
- SINTEX 
- SIMMMEB 
- SINDUSCON
- Blusoft 
- SIAPB
- SINDILOJAS
- SINDIGRAF
- SETCESC
- SESCON

Assessor de Comunicação: Joni César
Fonte: Associação Empresarial de Blumenau (ACIB)



postada em 26/07/2022 12:07 - 284 visualizações