Google+


Projeto IntegraVale quer inserir novos empreendedores ao ecossistema local de empreendedorismo
Com início em Blumenau, objetivo é levar o projeto para todas as cidades da região do Vale Europeu

De janeiro a março deste ano, a Praça do Empreendedor de Blumenau registrou um total de 1.970 empresas abertas no município. Comparado com os anos anteriores, o resultado é considerado positivo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), que coordena o local, uma vez que a abertura de negócios deve chegar aos números registrados em 2020, 2021 e 2022, com 10.080, 17.597, e 26.137 empresas abertas no ano respectivamente.

É pensando nestes novos empreendedores que entidades ligadas ao setor econômico de Blumenau estão lançando o projeto “IntegraVale” – Encontro de Empreendedores do Vale – Etapa Blumenau. “Estamos começando por Blumenau, e a ideia é levar o projeto para todas as cidades da região do Vale Europeu”, comenta uma das idealizadoras da iniciativa, Adriana Gazaniga, diretora executiva da Blusoft-ACATE.

Ela se refere às ideias que as várias entidades possuem de forma isolada e que precisam ser conectadas para ajudar o novo empreendedor a se engajar e se unir ao ecossistema que já existe. A ideia é deixar mais evidente, por exemplo, a agilidade da Praça do Empreendedor, que consegue abrir uma empresa em no máximo 90 minutos, podendo inclusive emitir nota fiscal no mesmo dia. “Aqui também ajudamos a esclarecer dúvidas quanto ao processo de formalização de empresas na cidade, incluindo os procedimentos para baixas, alterações e também negociações de débitos, além do próprio atendimento feito pelos canais oficiais, como email, telefone e WhatsApp”, diz Valdecir Mengarda, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec).

Vale destacar ainda que em 2022, graças a sua atuação no Estado, a Praça do Empreendedor de Blumenau foi contemplada com o Selo Ouro, uma iniciativa do Sebrae como reconhecimento aos espaços destinados para atendimento a empreendedores em Santa Catarina.

Além da Praça do Empreendedor de Blumenau, outras entidades desenvolvem ações que incentivam o novo negócio, como o Instituto Gene, Centro de Inovação Blumenau, Sebrae, Senai, Blusoft-ACATE, todos parceiros da primeira fase da iniciativa “IntegraVale”. A primeira integração de novos empreendedores está marcada para dia 15 de junho, a partir das 19h, no Centro de Inovação Blumenau. Para participar basta fazer a inscrição gratuita neste link

 

Serviço:
Projeto IntegraVale - Encontro de Empreendedores do Vale – Etapa Blumenau
O quê: integração de novos empreendedores locais
Quando: 15 de junho
Horário: 19h
Local: Centro de Inovação Blumenau
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/integra-vale/1999707

 

Assessora Blusoft: Giovana Pietrzacka



postada em 31/05/2023 16:27 - 582 visualizações



Fotos