Google+


Programa Transforma Tech busca novos parceiros para empregar menores aprendizes
Empresas com vagas para jovens entre 14 e 16 anos podem procurar o Senai para aderir ao programa

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), está à procura de empresas que queiram ser parceiras do novo programa de inserção de menores aprendizes no mercado de trabalho, o Transforma Tech. Desenvolvido em parceria com o Senai, o programa é voltado a adolescentes entre 14 e 16 anos, com ênfase na área de tecnologia.

“Tínhamos previsão de abrir duas turmas de 35 alunos, para atender até 70 jovens. Mas já temos cerca de 300 adolescentes inscritos, querendo muito um primeiro emprego. Agora estamos precisando da parceria do setor privado, para que pelo menos os primeiros 70 jovens tenham essa oportunidade”, revela o secretário Elinton Marçal. 

De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas de médio a grande porte devem ter em seu quadro funcional de 5% a 15% de jovens aprendizes. “O Transforma Tech vem facilitar às empresas o cumprimento dessa prerrogativa legal, dando a elas a garantia de preencher essas vagas com adolescentes que receberão a qualificação técnica e o acompanhamento profissional do Senai. Além de cumprir o papel social, essas empresas poderão treinar desde cedo jovens com potencial de se tornarem futuros talentos, contribuindo também para a produtividade do seu local de trabalho”, argumenta o prefeito Mário Hildebrandt.

O programa funcionará em formato similar ao Jovem Aprendiz, com duração de dois anos. Os adolescentes deverão ter jornada de 20h semanais, com remuneração correspondente ao previsto em lei. Num primeiro momento, serão três dias destinados ao curso e dois à empresa. Conforme os alunos avançarem na preparação profissional, aumentarão a carga horária dentro da empresa, acompanhados por um monitor. 

Ao todo, serão 800h de capacitação em aprendizagem industrial, com ênfase em tecnologia aplicada a todos os setores: comércio, indústria e serviços. Entre as habilidades que os adolescentes irão desenvolver estão lógica de programação, desenvolvimento de páginas de internet, criação de banco de dados e programação de aplicativos. “Entendemos que hoje toda empresa utiliza tecnologia, ela está presente em todas as áreas. Por isso, esse curso irá formar jovens capacitados para trabalhar com tecnologia aplicada em qualquer setor”, esclarece a gerente executiva do Senai, Silvia De Pieri. O curso será custeado pelo município, que investirá R$ 448 mil.

As empresas interessadas em aderir ao programa poderão entrar em contato até o dia 30 de junho pelo e-mail aprendiz.blumenau@sc.senai.br, ou pelo telefone 3321-9643.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 25/06/2024 13:40 - 496 visualizações



Fotos