Google+


Prefeitura apresenta programa Transforma Tech a empresas com vagas para menores aprendizes
Fruto de parceria com o Senai, objetivo é qualificar adolescentes de 14 a 16 anos para o ramo de tecnologia

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), lançou nesta quarta-feira, dia 29, o Transforma Tech: um programa de qualificação profissional que será realizado por meio de parceria com o Senai. O objetivo é capacitar adolescentes entre 14 e 16 anos no setor de tecnologia e proporcionar a eles a oportunidade do primeiro emprego.

Durante a apresentação do projeto, o prefeito Mário Hildebrandt destacou os esforços do município para proporcionar a qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, abrangendo diferentes fases. “Nós temos o Hellow para despertar nos jovens o interesse na área de tecnologia e depois temos o Entra21, só a partir dos 16 anos. E antes disso ficava uma lacuna. Agora com o Transforma Tech, completamos essa jornada, oferecendo mais uma oportunidade para transformar vidas e incluir esse público”, conta.

O programa funcionará em formato similar ao Jovem Aprendiz. Serão oferecidas 70 vagas, divididas em duas turmas para o curso do Senai. Para integrar o Transforma Tech os jovens precisarão ser contratados por uma empresa parceira.

A duração do programa será de dois anos e o público-alvo será principalmente adolescentes em vulnerabilidade social. “Vejo muitos desses jovens pensando que não terão outras oportunidades na vida. Esse programa veio para isso, para dar oportunidades a esses jovens de transformar suas vidas e a vida de suas famílias, como já acontece com o Entra 21. Esse é o principal objetivo de todas as nossas ações”, ressalta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.

Conforme explica a gerente executiva do Senai, Sílvia De Pieri, o curso de aprendizagem industrial é voltado para a área de tecnologia, mas com ênfase na indústria, comércio e serviços. “Entendemos que hoje toda empresa utiliza tecnologia, ela está presente em todas as áreas. Por isso, esse curso irá formar jovens capacitados para trabalhar com tecnologia aplicada em qualquer setor”, esclarece. Serão 800 horas de capacitação oferecidas pelo Senai, com um investimento anual da Prefeitura de Blumenau, de aproximadamente R$ 448 mil.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Elinton Marçal, o Transforma Tech tem potencial não só de gerar oportunidades de emprego, mas também de qualificar os jovens para se tornarem também futuros empreendedores. “O programa também tem como meta identificar e desenvolver talentos, além de oportunizar aos jovens um projeto de futuro promissor. Jovens em situação de vulnerabilidade não encontram as mesmas oportunidades na vida, então precisamos gerar essas oportunidades para que eles também alcancem seus objetivos. Tudo isso resulta em desenvolvimento econômico – novos profissionais no mercado, novos empreendedores, gerando renda e crescimento para si próprio e para o município”, completa.

A previsão é de que as aulas do Transforma Tech tenham início em julho deste ano. Até lá, Prefeitura e Senai trabalharão no cadastramento de empresas que tenham vagas a oferecer, e na posterior seleção dos jovens. Empresas interessadas em integrar o programa poderão enviar a disponibilidade de vagas para o e-mail aprendiz.blumenau@sc.senai.br .

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 29/05/2024 11:37 - 764 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin