Google+


Praça do Empreendedor ultrapassa a marca de 135 mil pessoas atendidas
Considerada um case de sucesso, empreendimento possibilitou a abertura de mais de 16 mil empresas na cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) comemora com sucesso o incremento significativo no atendimento à população com a Praça do Empreendedor. Levantamento recente da Prefeitura contabilizou um total de 135. 065 pessoas atendidas no local desde o início do seu funcionamento no município, em junho de 2015. Foram mais de 16 mil empresas abertas em Blumenau neste período.

Considerada um case de sucesso nacional, a Praça de Empreendedor oferta de forma integral os serviços voltados especialmente para facilitar a vida de empresários e empreendedores do município. Possibilita a abertura de empresas sem burocratização no mesmo dia, um avanço se comparado aos 90 dias de espera antes do seu funcionamento. Além disso, agiliza o processo de emissão de nota fiscal pela própria empresa, que pode ser efetivado no mesmo dia.

O objetivo da Sedec com a Praça do Empreendedor é evitar ao contribuinte a perda de tempo com o deslocamento desnecessário para outros setores na cidade, com todos os serviços gratuitos, possibilitando a qualquer pessoa se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI).

Para o diretor de Apoio ao Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira, “A praça do empreendedor tem como objetivo ainda oferecer informações e orientações os empreendedores, incentivando a legalização de negócios informais, facilitando a abertura de novas empresas e oferecendo diversos serviços de forma desburocratizada e ágil aos empreendedores de Blumenau”.

Comodidade
Para ampliar o atendimento, a população tem no local acesso às informações necessárias e orientações, bem como dos documentos para a abertura da empresa. Com a ajuda de plataformas eletrônicas, é possível ainda solicitar a emissão de alvarás, alteração de atividades da empresa e também a baixa.

Conta com uma equipe de 19 funcionários, atendendo a população das 10h às 19h, também disponibiliza no local o setor da junta comercial para ampliar o atendimento, serviço que é feito das 10h às 17h. Com isso, os empreendedores também contam com atendimento para os processos de consulta de viabilidade, encaminhamento para a liberação do atestado do Corpo de Bombeiros, além do acesso ao NotaBlu, incluindo o registro do CNPJ. É importante ressaltar que desde 2016, a população é beneficiada com a isenção da cobrança do alvará de localização.

Segundo o secretário da Sedec, Móris Cleber Kohl, “Blumenau é destaque com leis e estrutura para atender a abertura e expansão de negócios. A Praça do Empreendedor traz consigo agilidade e eficiência na gestão pública e também mobilidade urbana, pois reúne em único lugar uma série de serviços evitando a locomoção em diversas repartições públicas”, diz.  “Este case de sucesso é motivo de diversas visitas de prefeituras de outros estados brasileiros a Blumenau”.

Ampliação
Em março de 2018, uma inovação veio para ampliar o atendimento. Trata-se do programa Orientação Continuada, que permite à praça a realização de palestras gratuitas para ajudar os empreendedores. Com esse benefício, mais de 500 pessoas participaram das orientações e receberam suporte necessário para a continuidade do negócio.

A partir de outubro de 2018, a Praça do Empreendedor trouxe mais uma inovação no município com o WhatsApp da Praça do Empreendedor. A nova ferramenta trouxe mais agilidade, dirimindo dúvidas da população pelo telefone (47) 9 9983-5967. Além disso, o retorno às solicitações é feita no mesmo dia, no horário das 10h às 17h. Segundo levantamento da praça, Blumenau conta com 25.937 empresas cadastradas atualmente.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, a praça é um dos exemplos de como deve ser a gestão pública em uma cidade. "A abertura da praça foi uma conquista para Blumenau e deve ser celebrada. É a desburocratização do serviço público e é também mais desenvolvimento para nossa cidade. Fazer gestão pública é trabalhar para que a comunidade tenha acesso facilitado aos serviços públicos e tornar mais fácil a rotina. A Praça do Empreendedor é um claro exemplo disso", reforça o prefeito.

Assessor de Comunicação: Joni César

 



postada em 22/07/2019 16:48 - 897 visualizações



Fotos