Google+


Place Branding: Blumenau apresenta estudo que identifica potencialidades da sua identidade cultural para autoridades locais
Principais representantes dos setores de turismo, indústria e inovação se reúnem para entender e alinhar o posicionamento de Blumenau em relação aos seus diferenciais de mercado e turismo

Foto: Michele Lamin

Se Blumenau deixasse de existir hoje, o que se perderia na história regional? Essa foi uma das discussões levantadas na reunião realizada pela prefeitura do município e o Sebrae/SC nesta terça-feira (22). O encontro apresentou às lideranças locais os primeiros passos do Place Branding, trabalho que visa identificar, alinhar e promover um mapa de valor da cidade e seus diferenciais para potencializar o turismo e investimentos regionais.

O projeto é uma das vertentes do Cidade Empreendedora, programa do Sebrae/SC realizado junto aos municípios, voltado a potencializar o desenvolvimento econômico. No estudo realizado pelos consultores no Place Branding, identificou-se que a cultura europeia e a arquitetura e culinária típicas se misturam com a inovação e as experiências gastronômicas variadas. Terra da Oktoberfest e região de alto potencial cervejeiro, a cultura e o legado devem ser potencializados nos próximos passos do projeto.

Entre os desafios, foram identificados o crescimento econômico com preservação da história, autenticidade e natureza, a potencialização de eventos culturais, artísticos e esportivos.

“Este encontro tem um peso muito importante para o propósito que temos enquanto município, que é o de melhorar o ambiente econômico de Blumenau com diversas ferramentas. Já estamos atuando em ações como a desburocratização da Sala de Empreendedor e o programa Juro Zero, por exemplo, e o Place Branding vem para somar a estas iniciativas que estão potencializando nosso desenvolvimento local”, destacou o secretário de desenvolvimento de Blumenau, Sylvio Zimmermann.

O encontro ainda proporcionou novos insights e um debate entre as lideranças presentes sobre ações que podem ser feitas com o propósito de tornar a cidade um atrativo para turistas e investidores.

Próximos passos do Place Branding

O Place Branding é um trabalho de médio e longo prazos e que, a partir deste primeiro levantamento que mostra os potenciais e os pontos que a cidade quer destacar, dá andamento a novas etapas.

Para isso já foram identificados os valores da cidade, como coragem (com a confiança diante das adversidades), orgulho (sentimento de satisfação com relação à cultura, tradição e história), empreendedorismo e capacidade de superação. Já os atributos definidos foram o de cidade bem cuidada, cultural, histórica, trabalhadora, próspera, solidária, germânica, pioneira, determinada, reservada, vencedora e reconhecida.

Além de identificar e promover melhorias no mapa de valor da cidade, o Place Branding também prevê a criação de uma identidade visual regional, que transmita o reconhecimento de uma cidade dinâmica e com iniciativas de inovação e tecnologia.

Assessoria: Prefeitura de Blumenau/Trevo Comunicação - parceria

 



postada em 23/03/2022 07:57 - 343 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin