Google+


Governança do turismo quer integrar poder público com iniciativa privada em ações de divulgação da marca Blumenau
Encontro na manhã desta segunda-feira debateu o futuro do setor na nossa cidade

Na série de reuniões com as governanças do Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem), o eixo do Turismo, Comércio, Gastronomia e Economia Criativa foi o tema da conversa na manhã desta segunda-feira, dia 29. O principal objetivo é tornar esse eixo mais forte e poder integrar mais as ações do poder público com a iniciativa privada para fortalecer a marca Blumenau como cidade turística.

Foi o único dos seis encontros programados que reuniu apenas representantes do setor público, como explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda. “Esse eixo, do Turismo, Comércio, Gastronomia e Economia Criativa, avançará a passos largos com a participação efetiva dos quatro atores, governo, sociedade civil, iniciativa privada e a educação. Por isso, a conversa de hoje foi justamente para fortalecer as secretarias envolvidas nesse processo”.

Além da Sedec, a reunião contou com a presença das secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura e das intendências distritais do Garcia e da Vila Itoupava, além da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar. “Além do investimento contínuo na marca Blumenau, a gente precisa manter a qualidade nos eventos que promovemos, como Oktoberfest, Natal e Páscoa. Construímos um nome forte no setor e, por isso, queremos levar a importância do setor privado nos acompanhar nessas ações, para que não percamos essa referência”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.

Outra sugestão levantada pelo prefeito foi de realizar visitas com troca de informações com outras cidades do Brasil que têm o turismo também como foco, como Gramado (RS), por exemplo. O próximo passo agora é marcar a primeira reunião da governança em 2024 e levar toda essa demanda para discussão com empresários do setor e entidades que representam a iniciativa privada. Segundo Mengarda, são 7.352 empresas que integram o eixo de turismo, que inclui também os setores gastronômico e de economia criativa. 

Calendário de encontros
Segunda-feira, dia 29
10h – Governança Turismo
14h – Distrito de Inovação

Terça-feira, dia 30
14h – Governança Tecnologia da Informação e Comunicação

Quinta-feira, dia 1º de fevereiro
14h – Governança Eletrometalmecânica



postada em 29/01/2024 13:41 - 563 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider