
A manhã desta terça-feira, dia 28, foi marcada pela apresentação da nova identidade visual do município. A marca foi desenvolvida pela equipe do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo. Por meio de diversos workshops com secretarias da Prefeitura, órgãos públicos, entidades de classe, empresas e autoridades chegou-se a um conceito e agora a marca entregue será disponibilizada para a população, para que seja disseminada e aplicada em vários locais e ações, desde cartões de visita, presentes, souvenirs, ofícios, até empreendimentos.
“Nossa gestão trabalha todos os dias incansavelmente por uma Blumenau na educação, na saúde, no turismo ou na mobilidade urbana. E no Desenvolvimento Econômico não poderia ser diferente! A entrega da nova marca para a cidade é mais uma ação em prol do seu desenvolvimento. É o nome de Blumenau sendo levado de maneira integrada entre todas as esferas da sociedade, com traços da nossa história e todas as nossas referências. É uma ferramenta de divulgação do que Blumenau tem de melhor”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt.
A criação da marca faz parte do projeto place branding, coordenado pelo Sebrae. Diferente de apenas criar uma logomarca, o place branding é mais abrangente, pois um lugar já é, por si, detentor de uma história, uma cultura, um ecossistema, que é então incorporado numa rede de associações, ligando produtos, espaços, organizações, pessoas e estilos de vida. Resumindo, place branding é uma estratégia para projetar imagens e gerenciar percepções sobre lugares, ou seja, ele pode induzir respostas afetivas dos consumidores, formando, assim, uma relação significativa entre pessoa e lugar. Basicamente, esse conceito se refere a uma forma diferenciada de divulgar um local.
Para criação da marca em si, o Sebrae construiu nos workshops um manifesto e propósito. A partir daí foram criadas as personas e usadas inspirações de diversas partes do mundo. A paleta de cores possui cores que remetem aos eixos que fazem referência a Blumenau. Negócios ficou com a cor azul, inovação no amarelo, experiências no vermelho e bem-estar com o verde. Cada cor gera uma forma diferente de aplicação.
“A marca não é da prefeitura, não é de empresas e entidades, e sim da população. A exemplo de grandes cidades como Berlin, Porto e Barcelona, Blumenau dá mais um passo para se posicionar no cenário turístico e econômico do Brasil e do exterior”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Felipe Rodrigues.
postada em 28/03/2023 13:33 - 2155 visualizações
Fotos
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
-
Foto: Marcelo Martins
Mais notícias parecidas com Blumenau apresenta nova identidade visual
Blumenau registra 634 novas vagas de emprego no mês de setembroBlumenau está entre as 25 cidades com maior concentração de Open Startups do Brasil
Blumenau tem saldo positivo de empregos em agosto
Evento de tecnologia e inovação tem ampla programação em Outubro