Google+


Sobe para 938 o número de ocorrências envolvendo aglomeração em Blumenau
Cinturões noturnos da GMT já abordaram quase 1.300 motoristas.

Foto: Marcelo Martins

Desde o dia 26 de junho, a Secretaria de Defesa Civil, com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar estão fiscalizando estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas anunciadas pela Prefeitura de Blumenau. O município registrou até à meia-noite do último domingo, 938 ocorrências envolvendo aglomeração.

Foram lavrados 91 autos de intimação, interditados três estabelecimentos, registradas 42 aglomerações em locais públicos, 77 eventos particulares, quatro cultos foram encerrados e um Boletim de Ocorrência foi registrado. Desde o dia 11 de julho, a força-tarefa passou a orientar e distribuir máscaras para as pessoas sem o equipamento. Até o momento, foram feitas 141 abordagens e 99 máscaras foram fornecidas gratuitamente. Nenhuma multa por falta de máscara foi registrada.

O objetivo da operação é garantir o cumprimento das medidas restritivas de combate ao Coronavírus. Locais como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, mercearias e conveniências de postos de combustíveis estão sendo vistoriados. Residências que promovem aglomeração de pessoas, também estão sendo fiscalizadas.

No último sábado o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau. Conforme o Decreto Municipal nº 12.713, de 07 de julho de 2020, esses estabelecimentos devem restringir o acesso de pessoas conforme regras estabelecidas.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

Cinturões noturnos da GMT já averiguaram quase 1.300 motoristas
Desde a noite da última terça-feira, dia 14, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) está fazendo fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias até as 3h, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até a madrugada desta segunda-feira, dia 20, 1.290 veículos foram abordados em diversos pontos do município.

Na fiscalização, 10 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia que apontou positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil. A Polícia Militar também tem prestado apoio nas operações.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc, colaborou Adriano Lins



postada em 20/07/2020 17:27 - 851 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins