Google+


Segundo dia do Simulado de Desastres terá atividades no rio Itajaí-Açu
Treinamento deve ser encerrado nesta quinta-feira, dia 17, às 12h, em Blumenau.

Foto: Divulgação

Às 11h desta quarta-feira, dia 16, no segundo dia do Simulado de Reação a Desastres, será feita a montagem de uma ponte no rio Itajaí-Açu, em frente à Prainha, para a passagem de pessoas ilhadas. Ainda na programação, estão previstas novas ocorrências a partir das 14h, com a evacuação de pessoas em área de deslizamento com diversas residências atingidas. O treinamento também vai incluir a busca de vítimas e o isolamento do local para garantir a segurança da comunidade.

De acordo com nota fictícia divulgada pela Defesa Civil do Estado, o rio Itajaí-Açu atingiu a cota dos 11,93 metros na manhã desta quarta-feira. Durante o dia, a tendência é de queda do nível, com previsão de chegar a 10 metros ainda nesta tarde. Durante a terça-feira, dia 15, em Blumenau foram atendidas 20 vítimas de um prédio que desabou e encaminhadas ao abrigo de Defesa Civil em funcionamento no Clube Caça e Tiro Blumenau, na Rua Itajaí. Além disso, outras cinco pessoas que estavam desalojadas também foram para o local, incluindo duas vítimas para o Hospital de Campanha montado no abrigo.

Além de Blumenau, o simulado está sendo realizado nos municípios de Pomerode, Gaspar e Itajaí. A previsão é encerrar os treinamentos nesta quinta-feira, dia 17, às 12h. Uma avaliação mais detalhada será feita pela Defesa Civil em conjunto com as entidades que participaram das atividades, entre elas o 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e secretariais municipais.

 

Assessor de comunicação: Joni César 



postada em 16/05/2018 10:15 - 291 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação