Google+


Simpósio Municipal de Defesa Civil é destaque da semana em Blumenau
Programação, que faz parte do Julho Laranja, é realizada nesta terça-feira, dia 9.

A prevenção e a gestão de riscos em casos de desastres serão temas abordados no Simpósio Municipal de Defesa Civil, evento que integra o Julho Laranja, organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci). Será nesta terça-feira, dia 9, das 9h às 17h, no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Entre os destaques, estão palestras com autoridades nacionais do assunto. Interessados em participar podem se inscrever até meia-noite desta segunda-feira, dia 8, pelo link ou na quarta-feira, dia 9, no local do evento.

O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, estará no evento para falar sobre a Defesa Civil em âmbito nacional. Outro destaque da programação é uma mesa redonda que abordará o Plano de Ação de Emergência das barragens de Santa Catarina e a experiência adquirida no desastre de Brumadinho, com os envolvidos na força-tarefa. 

O Julho Laranja é uma realização da Prefeitura de Blumenau por meio Sedeci, com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Seterb, Sindicato das Seguradoras (Sindsegsc) e Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

Programação completa
9h – Cerimônia de Abertura 

9h30 – Palestra: Novo cenário da Proteção e Defesa Civil no âmbito nacional. Palestrante: Cel PM RR Coronel Alexandre Lucas Alves - Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

10h30 – Palestra: A perspectiva social dos desastres e o trabalho do Serviço Social. Palestrante: Profa. Dra. Adriana Soares Dutra - Doutora em Serviço Social e Autora do livro Gestão de Desastres e Serviço Social: o trabalho de assistentes sociais junto aos órgãos municipais de proteção e defesa civil.

13h30 – Tema: Riscos Geológicos e a prevenção de desastres. Palestrante: Dr. Eduardo Soares de Macedo - Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e especialista em Ciências e Desastres Naturais pelo NIED – Japão.

14h30 – Apresentação de maquetes realizadas pelo Projeto Agente Mirim de Defesa Civil – 2019.

15h15 - Palestra: A experiência na gestão de risco de desastre na atuação de Brumadinho. Palestrante: Capitão BM Filipe Silvano Andrade - Chefe de pesquisa e especialização da academia de bombeiros militar do Estado de Minas Gerais.

16h15 - Mesa redonda O Plano de Ação de Emergência (PAE) das barragens de Santa Catarina e a experiência adquirida no Desastre de Brumadinho. Mediador: Capitão BM Filipe Silvano Andrade - Chefe de pesquisa e especialização da academia de bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Convidados: 
Cel BM RR João Batista Cordeiro Jr. – Secretário de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina; Tenente Coronel Walter Parizotto - Comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Xanxerê e Capitão Renan Cesar Vinotti Ceccato - Comandante da Força Tarefa do 3º BBM e chefe da seção de logística.

Assessora de Comunicação: Julia Voigt



postada em 08/07/2019 11:30 - 288 visualizações



Fotos