Google+


Prefeitura de Blumenau recebe comitiva japonesa integrante do projeto JICA
Visita tem o intuito de apresentar nova metodologia para obras mitigadoras em áreas de risco.

Dando sequencia a um projeto iniciado ainda em 2016, a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) recebe nesta semana uma comitiva japonesa integrante da Japan Internacional Cooperation Agency - JICA e também de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR. A visita tem como intuito vistoriar alguns pontos identificados pelo município como área de risco, propensos a movimentação de massa.

Diante de mapeamento técnico destas áreas de risco será avaliada a possibilidade de aplicação de uma metodologia japonesa em obras mitigadoras de contenção, levando em consideração o grande conhecimento do país asiático no trabalho de prevenção de desastres.  

Para o prefeito Mário Hildebrandt, esta troca de experiência é sempre válida e o município fortalece ainda mais a sua capacidade de resiliência.  “O Japão é um país de primeiro mundo, referência por suas impressionantes obras de engenharia. Então, quanto mais Blumenau conseguir absorver os conhecimentos e métodos aplicados por eles, melhor estaremos preparados para lidar com nossas dificuldades geológicas”, salienta.  

Esta recepção à comitiva japonesa está associada à continuidade do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais - GIDES, no qual Blumenau desde o ano de 2016 tem participado como município piloto. O projeto GIDES é fruto de um acordo firmado entre os governos de Brasil e do Japão.

Para o secretário de Defesa Civil Carlos Olímpio Menestrina, temos muito a aprender com o país asiático. “A expertise que o Japão possui em obras de alta complexidade pode sim nos mostrar um novo caminho para mitigarmos os problemas que temos nas áreas de risco. Já melhoramos muito em nossa concepção no que diz respeito a obras de contenção, mas esta metodologia sempre pode ser aprimorada para que consigamos ampliar a segurança para nossa comunidade”, enaltece.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga



postada em 29/11/2022 09:25 - 416 visualizações