Google+


Prefeitura abre inscrições para o Simpósio Municipal de Defesa Civil 2019
Programação será no dia 09 de julho, no Bloco J da Furb.

A Prefeitura de Blumenau está com as inscrições abertas para o Simpósio Municipal de Defesa Civil 2019. O evento será no dia 09 de julho, das 9h às 17h, no auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb). As inscrições para participar do simpósio podem ser feitas no site da Prefeitura de Blumenau, na página da Secretaria de Defesa do Cidadão ou clicando aqui.
 
A programação do evento conta com especialistas em prevenção e gestão de riscos em casos de desastres, além da atuação durante a crise. Entre os destaques da edição 2019, está a participação do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, que fala da Defesa Civil em âmbito Nacional. Ele também participa de uma mesa redonda sobre o Plano de Ação de Emergência das barragens de Santa Catarina e a experiência adquirida no Desastre de Brumadinho, com os envolvidos na força-tarefa.

O objetivo é levar o conhecimento e reconhecimento do papel dos profissionais da área social, a importância da análise de riscos de desastres de forma preventiva e também abarcar o planejamento da Secretaria Estadual de Defesa Civil acerca do plano de contingência das barragens catarinenses.

O Simpósio Municipal integra a programação do Julho Laranja, mês voltado à prevenção de desastres naturais, que compõe o Calendário Oficial de Eventos do município. Durante todo o mês de julho, a Secretaria de Defesa do Cidadão coordena atividades que visam conscientizar e orientar a população sobre a importância de prevenção e meios de ações em casos de desastres e catástrofes naturais.

Confira a programação completa do simpósio:

9h – Cerimônia de Abertura

9h30 – Palestra: Novo cenário da Proteção e Defesa Civil no âmbito nacional. Palestrante: Cel PM RR Coronel Alexandre Lucas Alves - secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

10h30 – Palestra: A perspectiva social dos desastres e o trabalho do Serviço Social. Palestrante: Profª. Dra. Adriana Soares Dutra - doutora em Serviço Social e autora do livro Gestão de Desastres e Serviço Social: o trabalho de assistentes sociais junto aos órgãos municipais de proteção e defesa civil.

13h30 – Tema: Riscos Geológicos e a prevenção de desastres. Palestrante: Dr. Eduardo Soares de Macedo - doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e especialista em Ciências e Desastres Naturais pelo NIED – Japão.

14h30 – Apresentação de maquetes realizadas pelo Projeto Agente Mirim de Defesa Civil – 2019.

15h15 - Palestra: A experiência na gestão de risco de desastre na atuação de Brumadinho. Palestrante: Capitão BM Filipe Silvano Andrade - chefe de pesquisa e especialização da academia de bombeiros militar do estado de Minas Gerais.

16h15 - Mesa redonda O Plano de Ação de Emergência (PAE) das barragens de Santa Catarina e a experiência adquirida no Desastre de Brumadinho. Mediador: Capitão BM Filipe Silvano Andrade - chefe de pesquisa e especialização da academia de bombeiros Militar do estado de Minas Gerais. Convidados: Cel BM RR João Batista Cordeiro Jr. – Secretário de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina; Tenente Coronel Walter Parizotto - comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Xanxerê e Capitão Renan Cesar Vinotti Ceccato - comandante da Força Tarefa do 3º BBM e chefe da seção de logística.

Assessora de Comunicação: Julia Voigt



postada em 25/06/2019 14:39 - 971 visualizações



Fotos