
A Defesa Civil de Blumenau recebeu na última sexta-feira, dia 18, a visita das pesquisadoras do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do projeto Mudanças Climáticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O estudo, que iniciou no ano de 2017, escolheu Blumenau como projeto piloto, justamente pelo histórico de tragédias naturais registradas no município.
Na ocasião, as pesquisadoras Dra. Martha Barata, doutora em planejamento energético e ambiental, e Dra. Diana Marinho, assistente social e mestre em engenharia cartográfica, apresentaram o estudo: Gestão do Risco Climático para a Cidade de Blumenau.
De acordo com os levantamentos revelados no estudo, Blumenau está entre as 15 cidades do país com maior suscetibilidade a eventos climáticos, muito por conta das características geológicas, mas também pela ocupação em áreas de risco.
Conforme a pesquisadora Dra. Martha Barata, o estudo identifica vulnerabilidades em Blumenau. “Por todo histórico de eventos climáticos e pelas características geomorfológicas do município, as projeções para o intervalo de tempo entre 2011 e 2040, indica a cidade como um potencial cenário para novos episódios de movimentação de massa”, alerta.
Entretanto, a pesquisadora fez questão de ressaltar o trabalho integrado entre as secretariais municipais e, sobretudo o sistema de Defesa Civil aqui de Blumenau, que é bastante desenvolvido e pró-ativo. “O estudo deve vir a somar com a estratégia e com o modelo de trabalho da Defesa Civil, que tem se destacado nacionalmente. E a pesquisa visa justamente ajudar o município a instituir estratégias de mitigação”, reforça.
O diretor de geologia da Defesa Civil, Gérson Lange Filho, ressalta que é interessante Blumenau ter essa atenção também de pesquisadores de fora do Estado. “O município, que já é objeto de alguns estudos, como a carta geotécnica e os próprios mapas de risco, ganha agora com esta pesquisa mais um banco de informações, que visa mostrar nossas condições, bem como os riscos que estamos sujeitos”, alerta.
Além da Defesa Civil, participaram da apresentação do estudo das pesquisadoras as secretarias de Planejamento Urbano, de Desenvolvimento Social, de Gestão Governamental e de Promoção da Saúde.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 22/08/2023 11:11 - 496 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Pesquisadoras apresentam estudo de Gestão do Risco Climático para Blumenau
Formatura dos Agentes Mirins gradua 81 estudantes de BlumenauIntegrantes do JICA visitam Blumenau nesta semana
Defesa Civil determina desocupação permanente das três casas na Rua Germano Grosch
Prefeitura segue monitorando a situação das ruas atingidas no bairro Escola Agrícola