Google+


Grac se reúne para discutir simulado de situação de calamidade
Treinamento está programado para ocorrer de 14 a 18 de maio.

Foto: Marcelo Martins

Na tarde desta quarta-feira, dia 11, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) do Plano de Contingência contra Inundações se reuniu pela primeira vez no ano. No encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci), os representantes das diversas instituições que compõem o Grac tiveram acesso às informações sobre o simulado de situação de calamidade, que está programado para ocorrer de 14 a 18 de maio.

A ação, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, Exército e Defesa Civil de Santa Catarina, tem como objetivo efetuar um treinamento de preparação e assistência humanitária, envolvendo os municípios de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí.

Na ocasião, o major Allan Camilo Rodrigues, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis, fez a apresentação da proposta. A previsão é que, a partir do dia 2 de maio, seja simulado um cenário de chuva, para que no dia 14 aconteça a declaração da situação de calamidade, dando início às atividades práticas. Até a realização do treinamento, haverá mais duas reuniões preparatórias.

Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, esse exercício é extremamente importante, principalmente pela frequência de eventos climáticos nos últimos anos. “Quanto mais nós treinarmos, mais preparados e qualificados estaremos para atender a comunidade em situações de calamidade”.

Sobre o Grac
É formado por diversos órgãos que atuam diretamente em situações de desastres naturais. Entre os integrantes estão representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, Guarda Municipal de Trânsito, rádio-operadores e secretarias municipais. O grupo se reúne periodicamente para discutir ações de prevenção e como agir antes, durante e depois de situações de risco.

 

Assessora de comunicação: Giulia Venutti Cirne Corrêa



postada em 12/04/2018 11:03 - 272 visualizações



Áudio


Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins