Google+


Defesa Civil de Maceió visita sede blumenauense para troca de experiências
Visitantes têm interesse em implantar metodologia do aplicativo AlertaBlu na capital alagoana.

Distante a 2.377 km de Blumenau, a cidade de Maceió (AL) esteve representada nesta semana por agentes da Defesa Civil com o objetivo de aproximar as equipes técnicas das duas cidades. Quatro membros da capital alagoana estiveram por dois dias aqui, conhecendo as diretorias de Geologia, Meteorologia e de Operações, bem como, se aprofundando sobre os protocolos de ação, além da gestão de toda a secretaria. 

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, destaca que há similaridades nos riscos aos quais estão expostas as populações de ambas as cidades. “Tanto em Blumenau como em Maceió há histórico de deslizamentos de massa, de inundações e de alagamentos e por isso é tão importante esta troca de experiências entre os municípios”, enfatiza. 

Porém, um dos principais motivos que trouxe a equipe alagoana até Blumenau foi para conhecimento do aplicativo AlertaBlu. Segundo Nobre, há muito interesse em compreender o desenvolvimento e abastecimento das informações no dispositivo, para futuramente criar algo neste sentido para atender a cidade de Maceió. 

Para o secretário municipal de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, sendo o nosso município uma referência para outras regiões, é muito importante receber equipes vindas de outras realidades geológicas. “Sempre estamos de portas abertas para compartilhar nosso conhecimento e nosso modelo de gestão, assim como, também somos bem recebidos quando levamos nossa equipe até outros municípios”, exalta. 

Sobre o interesse de Maceió em implantar na cidade uma metodologia dentro do conceito do aplicativo AlertaBlu, Menestrina considera extremamente importante, pois o dispositivo é um facilitador emissor de informações. “Quanto mais ágil a Defesa Civil tornar este canal de comunicação entre secretaria e população, mais eficaz a ferramenta será”, considera. O app do AlertaBlu continua disponível de forma gratuita para todas as plataformas com sistemas Android ou iOS, podendo ser baixado pelo Play Store e Apple Store.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga 



postada em 04/05/2023 14:48 - 744 visualizações



Fotos