
A Defesa Civil de Blumenau recebeu nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, a visita técnica das cidades de Guaramirim e de Chapecó, que vieram em comitiva até o município para conhecer a estrutura e também o modelo de gestão adotado aqui e que é referência ao Estado.
Além de apresentar a sede blumenauense, o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, expôs um pouco da realidade da cidade, considerando os aspectos geológicos, os mapas de riscos, o monitoramento do rio, o plano de contingência e o próprio suporte que o AlertaBlu fornece para Blumenau, norteando as ações em situações de desastres.
“O evento climático de 2008 serviu de lição para que Blumenau tivesse uma percepção diferente de como enfrentar e se preparar diante de desastres naturais. Instituímos um setor de geologia e posteriormente um departamento de meteorologia, para ampliar a nossa capacidade de trabalhar na prevenção e mitigação de catástrofes”, avalia Menestrina.
Segundo o diretor de Defesa Civil de Guaramirim, Rogério Vonk, Blumenau é uma referência para o Estado e também ao país. “Estamos com alguns estudos e projetos para desenvolver aqui em Guaramirim, e nada melhor do que buscar bons exemplos como o modelo blumenauense. Uma cidade de características geológicas e de relevo similares a nossa e que tem muito a compartilhar do seu conhecimento conosco”, reforça.
Da mesma forma o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning, enaltece a estrutura e a gestão de Blumenau. “Fomos muito bem recepcionados aqui no município e voltamos para casa com muitas informações e ideias de trabalho para que possamos implantar em Chapecó novas ações de prevenção e também do plano de contingência”, afirma.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 08/12/2021 11:05 - 566 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Defesa Civil de Blumenau recebe visita técnica de outras cidades do Estado
Agentes Mirins realizam aula prática de Percepções de Risco GeológicoDefesa Civil de Blumenau recebe comitiva de cidades do Rio Grande do Sul
Com o declínio do nível do rio município trabalha na limpeza urbana da cidade
Nova projeção da Defesa Civil é de que à meia-noite o nível do rio alcance 9,73