Google+


Defesa Civil de Blumenau alerta para volume expressivo de chuva entre quarta e sexta-feira
Comunidade deve ficar atenta para risco de alagamentos pontuais, ou mesmo para deslizamentos de terra

Foto: Eraldo Schnaider

A Defesa Civil de Blumenau informa que um período de instabilidade climática está chegando ao Médio Vale do Itajaí na noite desta terça-feira, dia 8. Isso aumenta a condição para  chuva de forma mais frequente e com volumes mais significativos, inclusive com a possibilidade de trovoadas.

A partir de quarta-feira, 9, a instabilidade ganha força em Blumenau. A circulação marítima atua de forma mais intensificada direcionada para o Leste catarinense, juntamente com outros sistemas meteorológicos, o que mantém o céu encoberto com chuva persistente de moderada intensidade a qualquer momento, sobretudo entre a tarde e a noite.

Entre a quinta e sexta-feira, o desenvolvimento e atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Estado intensifica o transporte de umidade do mar em direção à faixa Leste, condição que mantém o céu encoberto com chuva persistente de intensidade moderada sobre a região do Médio Vale do Itajaí, sendo que, em alguns momentos, essa chuva ocorre na forma de pancadas, acompanhadas de trovoadas. 

A previsão da Defesa Civil é de que entre quarta e sexta-feira, o volume de chuva pode chegar a 130 mm, o que aumenta o alerta para ocorrências, seja por alagamentos pontuais, ou mesmo para deslizamentos de terra. Além disso, a manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí favorece a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau.

A Diretoria de Meteorologia estará monitorando a situação atmosférica nos próximos dias e, diante de qualquer alteração deste cenário, novos alertas e avisos meteorológicos serão emitidos. É imprescindível o acompanhamento periódico das previsões e avisos meteorológicos para alinhamento das informações. A Defesa Civil está de prontidão para atender a comunidade por meio do 199.



postada em 08/10/2024 10:24 - 442 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider