
A comunidade blumenauense atingida pelas enxurradas ocorridas no mês de fevereiro (dias 12, 13 e 17) podem a partir de agora resgatar seu saldo de FGTS. A Prefeitura de Blumenau por meio da Defesa Civil em conjunto com a Caixa Econômica Federal alinharam e definiram os critérios para que o cidadão possa usufruir do benefício.
A medida foi possível após o reconhecimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) da situação de emergência, conforme Portaria nº 674. "O decreto de situação de emergência serve para a gente acelerar a reconstrução de pontos atingidos. Mas precisamos lembrar também das pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo, por isso conversamos com a Caixa para conseguir que essas pessoas tenham acesso ao FGTS", disse o prefeito Egidio Ferrari.
Diante do reconhecimento ficou definido que, somente o cidadão atingido que registrou a ocorrência na Defesa Civil do município, seja no 199 ou pelo 156, terá direito ao resgate. Os demais casos precisam, acionar a Defesa Civil através do 199 para avaliação.
O segundo passo para obter o benefício é o cidadão baixar no celular o aplicativo do FGTS para prosseguir com o requerimento e informar a situação incluindo dados da ocorrência registrada na Defesa Civil.
“Continuamos em contato com o Governo Federal para liberação dos recursos para reconstrução das áreas atingidas, mas após a visitação da equipe técnica na última semana, temos uma boa perspectiva de uma solução” comenta o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 17/03/2025 10:41 - 605 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenauenses atingidos pelas enxurradas de fevereiro podem resgatar FGTS
Defesa Civil participa de operação de desocupação de áreas irregulares na Água VerdeRepresentante de Blumenau irá ministrar treinamento da ferramenta Defesa Civil Alerta em evento nacional
Projetos Educacionais da Defesa Civil iniciam atividades de 2025 com cerimônia de abertura
Áreas afetadas por desastres naturais são vistoriadas por comitiva federal e municipal