A comunidade blumenauense atingida pelas enxurradas ocorridas no mês de fevereiro (dias 12, 13 e 17) podem a partir de agora resgatar seu saldo de FGTS. A Prefeitura de Blumenau por meio da Defesa Civil em conjunto com a Caixa Econômica Federal alinharam e definiram os critérios para que o cidadão possa usufruir do benefício.
A medida foi possível após o reconhecimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) da situação de emergência, conforme Portaria nº 674. "O decreto de situação de emergência serve para a gente acelerar a reconstrução de pontos atingidos. Mas precisamos lembrar também das pessoas que tiveram algum tipo de prejuízo, por isso conversamos com a Caixa para conseguir que essas pessoas tenham acesso ao FGTS", disse o prefeito Egidio Ferrari.
Diante do reconhecimento ficou definido que, somente o cidadão atingido que registrou a ocorrência na Defesa Civil do município, seja no 199 ou pelo 156, terá direito ao resgate. Os demais casos precisam, acionar a Defesa Civil através do 199 para avaliação.
O segundo passo para obter o benefício é o cidadão baixar no celular o aplicativo do FGTS para prosseguir com o requerimento e informar a situação incluindo dados da ocorrência registrada na Defesa Civil.
“Continuamos em contato com o Governo Federal para liberação dos recursos para reconstrução das áreas atingidas, mas após a visitação da equipe técnica na última semana, temos uma boa perspectiva de uma solução” comenta o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
postada em 17/03/2025 10:41 - 13344 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Blumenauenses atingidos pelas enxurradas de fevereiro podem resgatar FGTS
Blumenau reforça estrutura nos diques da Defesa Civil para ampliar a segurança as comunidadesTurma de pessoas com deficiência completa capacitação na Defesa Civil com visita a área de risco
Pessoas com deficiência participam de curso de primeiros socorros com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil
Mascote da Defesa Civil completa seis meses de atividade nos projetos educativos

AlertaBlu