Google+


Blumenau participa de Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres
Projetos de Defesa Civil na Escola e Agentes Mirins foram escolhidos e serão apresentados como cases no evento.

Blumenau participa nos próximos dias do 3º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres. O tema escolhido para esta edição é: Integração de saberes em redução de riscos e desastres. O evento, que vai do dia 11 ao dia 14 e ocorre em Belém (PA), terá a apresentação da Defesa Civil de Blumenau sobre dois projetos desenvolvidos na cidade. Os programas Defesa Civil na Escola e também o de Agentes Mirins terão artigos científicos apresentados no evento.

Os artigos foram escritos em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e tratam sobre a Inclusão da Educação Assistida por Animais no Projeto Defesa Civil na Escola e também sobre As Novas Ferramentas Pedagógicas dentro do Projeto Agente Mirim de Defesa Civil.

Para o diretor de Operações de Gestão de Riscos e Desastres da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), Dirceu Rodrigues, a participação de Blumenau no Congresso trará mais visibilidade para os projetos de prevenção do município e fará com que as ações de prevenção sejam multiplicadas com outros municípios. “O evento é de suma importância para a troca de experiências entre os participantes”, afirma.

Agentes Mirins
Ao longo do ano, os agentes mirins participam de várias atividades, práticas e teóricas, durante encontros quinzenais, com o objetivo de conscientizá-los sobre como se portar antes, durante e depois das tragédias climáticas. Neste ano, 90 alunos de três escolas participam do programa.

Defesa Civil na Escola
Fruto de uma parceria da Prefeitura com o Fundo da Infância e Adolescência e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Blumenau, a Defesa Civil na Escola iniciou as atividades em 2013 e hoje conta com 14 escolas participando do programa. 

Diferentemente do programa de agentes mirins, que desenvolvem atividades em escolas e outros locais do município, o projeto Defesa Civil na Escola atua diretamente nas unidades educacionais, tornando-se um programa de prevenção para tornar as comunidades mais seguras a partir dos trabalhos juntos aos estudantes. 

Na prática, as orientações são desenvolvidas com alunos dos 4º e 5º anos em três módulos: “O que é Defesa Civil”, “Percepção de Risco” e “Desastres”. No final dos encontros, os estudantes recebem da Prefeitura o certificado de “Turmas Parceiras da Defesa Civil”.

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 11/09/2019 09:05 - 344 visualizações