Google+


Prefeitura comprará mais dez mil testes do tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19
Pregão presencial ocorrerá no dia 24 de junho. Investimento do município de Blumenau está orçado em R$ 3,2 milhões.

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau comprará dez mil testes do tipo RT-PCR, para o diagnóstico da Covid-19. Na próxima quarta-feira, dia 24, ocorrerá o pregão presencial nº 047/2020, para selecionar o laboratório que fornecerá os kits e fará os testes durante três meses. De acordo com a Secretaria de Administração (Sedead), o investimento do município está orçado em R$ 3,2 milhões, com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O pregão terá início às 14h30, na Diretoria de Pessoal, localizada no segundo andar do prédio da Prefeitura de Blumenau. O edital completo está disponível no site https://www.blumenau.sc.gov.br/portaltransparencia. 

Ampliação de testagem

A estratégia da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, de ampliar a testagem, busca aumentar a possibilidade de identificação de pacientes com o vírus, além de reduzir a subnotificação. A ampliação de critérios, de públicos e, principalmente, a  aquisição e disponibilização de mais testes, tanto com o teste rápido quanto com o RT-PCR, possibilitará novos mapeamentos e entendimentos sobre a Covid-19 em Blumenau.

No início da pandemia e das testagens, apenas o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen) fazia a coleta e análise do material de pacientes suspeitos de estarem contaminados. Por causa da alta demanda, em alguns casos havia demora na entrega dos resultados. Para aumentar a agilidade das análises e obter números mais aproximados da realidade, a Prefeitura contratou um laboratório da cidade para fazer os exames.

De março até maio, a prefeitura adquiriu 4 mil testes do tipo RT-PCR e no final de maio, 15 mil testes rápidos foram comprados para auxiliar no combate à pandemia. Mais de nove mil testes já foram feitos em Blumenau, entre rápidos e laboratoriais (Laboratório do Estado, Laboratório Contratado pela PMB, Laboratórios particulares).

Onde é feito?
Pode ser coletado, conforme critérios e indicação médica, no Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus (Setor 3 da Vila Germânica), nos hospitais, ou ainda em laboratórios particulares. Os resultados são disponibilizados entre 24 e 48 horas e a testagem pode ser recomendada pelo médico em pacientes com Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Assessoras de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith e Marília Prado



postada em 22/06/2020 15:23 - 322 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins