Google+


Prefeitura cria comissão para acompanhar catalogação do arquivo inativo municipal
Grupo tomou posse e realizou primeira reunião nesta sexta-feira, dia 12

Foto: Michele Lamin

A catalogação do Arquivo Municipal de Blumenau avançou em mais uma etapa com a formalização de uma Comissão Central de Avaliação de Documentos. Liderada pela Secretaria Municipal de Administração (Sedead), a gestão e guarda dos documentos administrativos da Prefeitura são executadas em parceria com a Furb e, agora, terá um grupo responsável por acompanhar e validar as futuras fases de implementação.

Pelos próximos dois anos, a comissão formada por representantes de sete secretarias e do Issblu terá a função de avaliar a documentação gerada por todas secretarias municipais, bem como seu respectivo destino. “O arquivamento de documentos públicos deve seguir um rito jurídico, com critérios de temporalidade e legalidade. A comissão deverá validar os processos que forem instituídos, garantindo o cumprimento desses critérios com transparência”, explica o secretário de Administração, Anderson Rosa.

De acordo com o secretário, a organização e centralização do Arquivo Municipal teve início há aproximadamente dez anos. “Inicialmente os arquivos estavam dispersos com suas respectivas secretarias. Reunimos esses documentos em local único e iniciamos uma filtragem daquilo que realmente era necessário arquivar, com base nas normas vigentes. No ano passado, contratamos a Furb para nos auxiliar a avançar com segurança nesse trabalho, pois o objetivo é digitalizar toda essa documentação, reduzindo os custos com armazenamento e tornando mais eficiente o processo de buscas por informações administrativas já arquivadas. Com isso, também queremos documentar a história administrativa da Prefeitura e gerar memória, tanto para as gestões futuras, como para o município como um todo”, explica.

Para essa ação, a Prefeitura está investindo R$ 814 mil. A meta é completar a catalogação e digitalização do arquivo inativo em 22 meses.

 


Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 12/04/2024 11:28 - 667 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin