
A Prefeitura de Blumenau decidiu ampliar a discussão no Legislativo sobre o projeto de lei n 1.827, que dispõe sobre a adoção ao regime de contratação especial administrativo, e a isonomia nos salários dos diretores das escolas. A urgência havia sido solicitada em virtude da proximidade das eleições para diretores escolares, que acontecem em 2019. Desta forma, o intuito era ter as gratificações para a função já formatadas na próxima gestão. Observando o apelo à discussão prévia, a Prefeitura decidiu retirar o regime de urgência, abrindo para que a questão continue a ser debatida na Câmara de Vereadores, tomando o tempo necessário para a tramitação.
Entenda
Em julho a Prefeitura recebeu ofício do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) pedindo para alterar a atual regra de gratificações a diretores escolares (70% do valor do salário), fixando valor máximo de R$ 2.352,12, tratando o tema como "Justiça Salarial".
Depois de fazer pesquisas a nível estadual, o Município propõe com o projeto de lei n 1.827 teto de R$ 3.134,84 nas gratificações dos diretores, valor maior que a proposta apresentada pelo sindicato e que o teto aplicado no Estado, e o não pagamento de FGTS aos servidores ACTs. As propostas têm o objetivo de valorizar servidores efetivos e criar isonomia no pagamento de gratificações na esfera municipal.
Em relação ao não pagamento de FGTS às contratações de forma temporária, a Prefeitura se alinha ao Governo do Estado, adotando o contrato administrativo. Leva-se em consideração que a Prefeitura de Blumenau contrata profissionais temporários para suprir, em sua grande maioria, vagas de efetivos em licença por casos administrativos e saúde. Na Saúde, por exemplo, já cerca de 163 profissionais, entre médicos e enfermeiros, afastados. Na Educação, são cerca de 1450 servidores. A característica desse tipo de contratação é de curto prazo e sem vínculo estável.
Assessora de Comunicação: Julia S. Schaefer.
postada em 29/11/2018 16:05 - 1273 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura amplia discussão sobre projeto de lei n 1.827
Inscrições para processo seletivo de agentes de saúde terminam dia 7Mais de 200 candidatos são convocados para ocupar vagas na Prefeitura
Professores receberão primeira parcela do abono do magistério
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de mais agentes comunitários de saúde