Google+


Servidores do Samae de Blumenau fazem visita técnica a cidade mineira para conhecer central de operações
Com sistema em atividade desde 1999, Itabirito (MG) é referência nacional no controle remoto do sistema de saneamento

Um grupo de servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau fez uma visita técnica a Itabirito, cidade do interior de Minas Gerais. Os técnicos da autarquia blumenauense foram até o município mineiro entre os dias 14 e 16 de maio conhecer o Centro de Operações, que é tido como uma referência nacional no controle remoto do sistema de saneamento.

A cidade mineira tem praticamente todo o sistema automatizado. A operação e o monitoramento dos serviços de água e esgoto é todo feito por telemetria, através de uma central. Em atividade desde 1999, o sistema é tido como modelo por diversas cidades do país.

Itabirito (MG) tem 55 mil habitantes, mas por conta da mineração, passa por períodos de sazonalidade e chega a registrar 150 mil pessoas na cidade. Ainda assim, registra poucos problemas de intermitência e falta de água.

O Samae de Blumenau está estruturando a montagem de um sistema parecido. O futuro Centro de Planejamento e Controle Operacional (CPCO) de Blumenau pretende mapear as áreas de risco e de necessidade de manutenção, assim como identificar a necessidade de futuros investimentos para o sistema de água da cidade. Este foi um dos apontamentos feitos no Plano Municipal de Saneamento, elaborado em 2016.

Estiveram em Itabirito (MG), os servidores  Luciano Gomes, Engenheiro Everson Alves Fernandes e Carlos Busnardo. Eles integram a comissão responsável pela implantação do CPCO no Samae de Blumenau.



postada em 23/05/2024 14:25 - 381 visualizações



Fotos
  • Foto: Samae, Divulgação
  • Foto: Samae, Divulgação