Google+


Programa Tarifa Social atendeu quase 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social em 2022
Dados foram apresentados pela equipe de assistência social do Samae Blumenau

Você sabia que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae Blumenau tem um setor de Projetos Sociais? O Decreto 12.481, assinado pelo Prefeito Mário Hildebrandt em 2019, regulamentou o Programa Tarifa Social com intuito de incluir as famílias em situação de vulnerabilidade social em uma categoria de cobrança diferenciada, o objetivo é promover a inclusão social. 

O último balanço realizado pela equipe de Assistência Social da autarquia foi apresentado para a diretoria do Samae com os dados dos atendimentos e perfil das famílias beneficiadas em 2022. No total, 356 famílias em situação de vulnerabilidade social ou econômica estão inclusas no programa, beneficiando 936 pessoas. 

Os critérios para acessar o benefício são a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), renda familiar de até 1/3 (um terço) do salário-mínimo vigente per capita e as situações em que o grupo familiar apresentar vulnerabilidade decorrente de fatores externos à condição econômica, com avaliação emitida pela assistente social da autarquia. É concedido em uma matrícula/CDC por família pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser renovado quando solicitado e atendendo os quesitos necessários. 

O  relatório também especifica os bairros das famílias atendidas, sendo a maioria residente no Progresso, totalizando 57 famílias. 315 famílias possuem algum integrante em situação de desemprego e 223 com casos de problemas de saúde.

O diretor-presidente do Samae, Michael Schneider, explica a importância do trabalho da equipe de Projetos Sociais. “O setor de Projetos Sociais é formado por uma profissional graduada e duas estagiárias em Assistência Social, e uma agente administrativa. Elas recebem os documentos, a assistente social faz as entrevistas e realiza as visitas domiciliares para poder emitir um laudo técnico. Tudo é realizado com muito cuidado e de forma acolhedora. Além disso, contamos com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio das equipes do CRAS, para encaminhar e divulgar o programa”, conta.  

A equipe de Projetos Sociais do Samae Blumenau também realizou em 2022, parcelamento especial de débitos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, mais de 90 visitas domiciliares e participaram das ações “Samae perto de você” em parceria com eventos promovidos pela Semudes.

O setor de Projetos Sociais está localizado na unidade comercial do Centro, Avenida Presidente Castelo Branco, 1243. Telefone para contato é (47) 99997-6731

 



postada em 31/01/2023 15:33 - 793 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider