Google+


Programa de Educação em Saneamento do Samae Blumenau formará aproximadamente 800 estudantes
Evento está marcado para o dia 23 de novembro, às 8h30, no auditório da Escola Adventista de Blumenau

Na próxima quarta-feira, dia 23, o Programa de Educação em Saneamento (PES), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau, formará aproximadamente 800 estudantes dos 4º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública. O evento será realizado no auditório da Escola Adventista de Blumenau, às 8h30, e contará com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e da secretária de Educação, Patrícia Lueders.

O PES foi lançado no segundo semestre de 2019 com o objetivo de conscientizar crianças de forma dinâmica e interativa quanto ao uso correto dos recursos hídricos, descarte dos resíduos sólidos e tratamento de esgoto, buscando uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na nossa região.

Em seus 3 anos de atuação, mesmo com a pandemia, o programa conseguiu atender mais de 4 mil munícipes, entre crianças e adultos. A coordenadora do PES, Leila Menestrina, conta como foi o primeiro ano de atuação. “Em 2019, iniciamos atendendo quatro escolas públicas e formamos 236 estudantes. A comunidade abraçou a proposta e as empresas e outras instituições da cidade nos procuraram para realizar a formação. Naquele ano também conseguimos atender 500 adultos”, relembra.

Com a pandemia causada pelo Coronavírus, em 2020, o PES precisou se adequar e inovar. “Com o apoio e a parceria da Secretaria de Educação conseguimos dar continuidade ao programa substituindo as aulas e oficinas presenciais por vídeos e conteúdos específicos para a plataforma de ensino online. Naquele ano, conseguimos atender 570 estudantes”, conta Leila Menestrina. Em 2021 o formato híbrido foi mantido e o PES atendeu 1.500 pessoas.

Este ano, 2022, mais de 1.400 pessoas de escolas públicas municipais, estaduais e particulares; empresa; Rotarys; Rotaracts; ONGs; entre outros, participaram do PES. O diretor-presidente do Samae Blumenau, Michael Schneider, comemora o sucesso do programa. “Estamos há dois anos sem realizar a formatura e tenho certeza que será um momento muito especial. Sempre acreditamos na importância de compartilhar conhecimentos sobre os 4 pilares do saneamento básico e as crianças são os melhores multiplicadores dentro de suas famílias, bairros e comunidades. A família Samae Blumenau está muito feliz com esse momento, orgulhosa do PES e das famílias dos nossos “Amigos da Água”, por tornarem-se multiplicadores do cuidado com o nosso planeta”, finaliza.

 

Formatura " Amigos da água 2022"

Quando: Dia 23 de novembro, às 8h30

Local: Escola Adventista de Blumenau

Endereço: Rua São Paulo, 2325-bairro Itoupava Seca.


 



postada em 17/11/2022 14:27 - 183 visualizações



Fotos