Google+


Prefeito Mário Hildebrandt forma Comissão Técnica no Samae para realizar levantamento das condições dos reservatórios de água
Samae de Blumenau já realiza de forma periódica o monitoramento e a manutenção dos mais de 60 reservatórios

Foto: Michele Lamin

 Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o prefeito Mário Hildebrandt demonstrou compromisso em aprimorar a infraestrutura de abastecimento de água da cidade de Blumenau ao designar a formação de uma Comissão de especialistas no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Essa Comissão terá a responsabilidade de realizar um amplo levantamento da condição de todos os reservatórios instalados na cidade.

O Samae de Blumenau já realiza, de forma periódica, o monitoramento e a manutenção dos mais de 60 reservatórios. No entanto, a Comissão formada sob a orientação do prefeito visa intensificar ainda mais esses esforços.

 A primeira reunião da comissão, que teve como objetivo definir as tarefas e prioridades, contou com a participação de três engenheiros (civil, mecânico e sanitarista), três técnicos (cadastro, patrimônio e manutenção), um gerente de manutenção e três diretores (técnico, de operações e administrativo-financeiro).

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro, informou que atualmente está em andamento um processo de licitação para a contratação da modelagem hidráulica do Sistema de Abastecimento de Água, com a abertura da licitação ocorrida em 6 de setembro. Este contrato abrange diversos estudos e projetos executivos, incluindo aqueles relacionados a reservatórios, como o Projeto do Novo Reservatório da Escola Agrícola - R3. A Comissão já identificou a necessidade da futura substituição do R3 e reforma do reservatório R1, com previsão de início assim que o contrato de manutenção predial for homologado. Paralelamente, medidas estão sendo tomadas para solucionar eventuais problemas.

"É importante destacar que essa solução representa uma abordagem a médio prazo, uma vez que ainda estamos na fase de contratação e elaboração dos projetos. A etapa subsequente envolverá a execução das obras, resultando em melhorias significativas na infraestrutura de reservação de água da cidade", explica Carlini.

O prefeito Mário Hildebrandt afirma que a iniciativa demonstra o empenho da administração em garantir um abastecimento de água eficiente e confiável para os cidadãos de Blumenau, melhorando a qualidade de vida de todos.



postada em 12/09/2023 10:48 - 501 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin