Google+


Estiagem não afeta capacidade de abastecimento de água em Blumenau
Apesar disso, a população deve utilizar água de forma consciente e evitar desperdícios.

Foto: Eraldo Schnaider

Levando em consideração a situação de estiagem registrada nos últimos meses em Santa Catarina e o baixo nível do Rio Itajaí-Açu, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau solicita que a população use água de forma consciente e evite desperdícios, embora a captação e o abastecimento de água não estejam comprometidos.

Conforme explica o diretor de Operações do Samae, Cleverton João Batista, apesar da atual situação climática, a captação e o abastecimento de água da autarquia seguem normais. “Por enquanto o nosso trabalho segue sendo realizado normalmente. A ETA II realiza a captação de água para tratamento junto à Usina da Celesc, que mantém uma barragem com um nível considerável. Parte desta água retida na barragem é captada pelo Samae, que realiza o seu tratamento”, afirma.

Ainda de acordo com o diretor, a ETA III, localizada no Garcia, também conta com um sistema de barragem para a captação de água, o que mantém um nível adequado para a retirada. Batista salienta, porém, que a população deve realizar o consumo consciente de água e evitar desperdícios.

De acordo com os dados do AlertaBlu, depois de um mês de junho bastante chuvoso, a configuração climática se modificou e em julho foram observados frequentes e sucessivos bloqueios atmosféricos que impediram e/ou dificultaram o avanço das frentes frias por Santa Catarina, o que resultou em volume acumulado de chuva muito abaixo do esperado. Durante todo o mês, foram registrados 15,2 mm, enquanto que o normal seriam 126 mm.

Em agosto, o clima se aproximou mais do esperado para o inverno. Em Blumenau, algumas estações ficaram com chuva acima do previsto e outras abaixo, o que resultou em uma média de 84,6 mm no município. Neste mês, a configuração de bloqueios voltou a interferir no avanço de sistemas atmosféricos causadores de chuva. Até o momento, os volumes de chuva estão ainda mais baixos, pois a média registrada até esta segunda-feira, dia 18, é de 1,4 mm acumulado.


Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 18/09/2017 18:21 - 391 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider