
O presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau, Alexandro Fernandes, participou nesta segunda-feira, dia 31, da reunião conjunta da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Na ocasião ele apresentou aos empresários o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado na última sexta-feira, dia 28, pelo prefeito Napoleão Bernardes.
No encontro, o presidente elencou os eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem; e manejo de águas pluviais urbanas.
O presidente ainda explicou que o Plano foi revisado em 2016 em conferências com a participação da população em diversas regiões da cidade, coletando críticas e sugestões para mudanças nas normas que regem o saneamento do município, além de melhorar a qualidade de vida da população. “Este não é um plano feito pelo Samae. É feito junto com a população. Feito para que o município possa ter um planejamento independente de prefeito, partido, situação política que esteja”, explicou.
Fernandes ainda salientou que o plano apresenta diagnósticos dos serviços de saneamento (avaliação e levantamento das necessidades), além de uma proposta para universalização e um planejamento para os próximos 20 anos em relação a qualidade, equidade, regularidade e continuidade dos serviços prestados através de metas definidas em um processo participativo e, desta forma, atender às exigências estabelecidas na Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Além de explicar sobre o PMSB, o presidente da autarquia ainda esclareceu algumas dúvidas dos empresários em relação aos serviços prestados pelo Samae.
Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima
postada em 01/08/2017 15:14 - 2464 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado na Acib
Equipe do PES iniciou visitas nas escolas parceiras esta semanaPrograma Tarifa Social atendeu quase 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social em 2022
Obras de readequação da rede de abastecimento prosseguem na Rua Paulo Zingel
Prefeitura decreta Estado de Alerta devido ao comprometimento no abastecimento de água