Google+


Experiência de Blumenau é destacada durante Fórum Mundial da Água
Evento ocorreu em Brasília (DF) entre os dias 20 e 23 de março.

Entre os dias 20 e 23 de março, o diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, representou o município no Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo sobre o tema, que ocorreu em Brasília (DF). Na ocasião, Blumenau foi a única cidade brasileira destacada no painel de alto nível sobre o tema “Como aumentar os investimentos em saneamento e gestão de efluentes?”, que deu ênfase ainda para outras sete cidades: Bogotá (Colômbia), Durban (África do Sul), Dacar (Senegal), Marraquexe (Marrocos), Nairóbi (Quênia), Jodhpur (Índia) e Baguio (Filipinas).

A experiência de Blumenau foi considerada inovadora pelo Conselho Mundial da Água, em razão do contrato firmado pelo Samae com a iniciativa privada, no qual ambos se comprometem a buscar soluções de financiamento para maior cobertura de saneamento básico e melhora da qualidade do serviço oferecido à população. Em oito anos, a cidade avançou de 4,8% para 42% de coleta e tratamento de esgoto. Para 2018, a previsão da BRK Ambiental, empresa concessionária, é que o índice chegue a 44%.

O diretor-presidente do Samae, Alexandro Fernandes, aproveitou a oportunidade para visitar estruturas de estações de tratamento de água, de modo a consolidar os projetos de investimento da autarquia com a busca por tecnologias de ponta, de sistemas com longa vida útil e baixo custo com produtos químicos e manutenção.

Fernandes também conheceu novos sistemas de ultrafiltração. De acordo com ele, já existem projetos da autarquia que preveem este mecanismo para a ampliação e criação da nova estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2.

“Nossa participação em eventos deste tipo, principalmente neste que é o maior evento mundial sobre o tema, sempre tem muita importância. As informações apresentadas são proveitosas e sempre é possível adequá-las à nossa realidade”, afirma o diretor-presidente.

 

Assessor de comunicação: Diorgnes Saldanha Lima



postada em 26/03/2018 17:04 - 444 visualizações



Fotos