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Procon orienta consumidores sobre compras para o Dia dos Namorados
Cliente deve ter atenção principalmente às ofertas pela internet, incluindo as enviadas por e-mail.

Nesta sexta-feira, dia 12, é comemorado o Dia dos Namorados, uma data muito atrativa para presentear a pessoa amada. Por isso, o Procon de Blumenau sugere atenção especial nas compras, principalmente se for pela internet. A orientação é para que o consumidor fique atento aos preços anunciados, bem como as condições de pagamento, além de estar ciente da política de trocas e devoluções de produtos.

De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor de Blumenau, André Moura da Cunha, o consumidor deve ter cautela em relação aos anúncios oferecidos pela internet, incluindo as ofertas enviadas por e-mail. Nestes casos, é importante verificar se o link do anúncio direciona realmente para a página do anunciante. O consumidor deve verificar se no lado direito do endereço da página no navegador aparece um cadeado fechado, garantindo assim que o site é seguro e certificado.

André explica também que é necessário o máximo de cuidado em fornecer dados pessoais em sites, evitando assim golpes cibernéticos, tais como o uso indevido do cartão de crédito do consumidor ou a emissão de boletos falsos, cujos códigos de barras superior e inferior devem ser idênticos.

Ainda em relação ao boleto, é importante também observar com atenção o valor e principalmente o beneficiário, que deve ser a empresa da qual se está comprando. Se o beneficiário for uma pessoa física (CPF), quando se está comprando de uma empresa, desconfie, pois é um forte indício de boleto falso.

Devoluções
As compras efetuadas pela internet permitem a devolução do produto em um prazo de sete dias, processo que é respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A orientação também é de que antes de efetuar a compra on-line, o consumidor verifique em sites de reclamação se há queixas contra a empresa, como produtos com defeitos e mercadorias que não foram entregues. É importante que o consumidor verifique se a loja fornece suporte para os casos em que o produto não veio conforme as especificações.

No caso de compras efetuadas nos estabelecimentos físicos, o consumidor deve exigir a nota fiscal do produto, o que comprova a relação de consumo, possibilitando assim a atuação do Procon quando necessária. Para os casos de compras de itens eletrônicos, por exemplo, o órgão de defesa orienta ao consumidor para que exija o teste do aparelho na loja. Além disso, é importante também o consumidor saber que a garantia estendida não pode ser incluída na venda sem a sua autorização.

O Procon reforça que o fornecedor não é obrigado a aceitar pagamentos com cheques ou cartões, porém tal informação deve estar disponível de forma clara e visível para evitar dúvidas ou constrangimento ao consumidor no momento da compra. Também é proibida a cobrança de valor mínimo para uso de cartões de débito ou crédito.

Em caso de dúvida, o Procon orienta a população a entrar em contato com o órgão por meio de texto simples via WhatsApp do Consumidor, pelo número 47 99920-0083. Se for necessário será feito o agendamento de atendimento físico por meio da ferramenta.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 09/06/2020 14:46 - 288 visualizações



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  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
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