Google+


Confira as orientações do Procon para as compras do Dia das Mães
Os consumidores devem ficar atentos às ofertas na hora de efetuar as compras.

A população deve ter cautela na hora de ir às compras para o Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 13. De acordo com o Procon de Blumenau, é importante verificar se a compra do produto ou serviço não vai comprometer o orçamento doméstico. Antes de realizar a aquisição, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços sem abrir mão da qualidade.

O coordenador do órgão, Cézar Cim, explica que todos os produtos expostos ao consumidor precisam especificar o preço à vista e a prazo. No caso de compras parceladas, a loja é obrigada a informar o montante de juros de mora e a taxa anual, além do número e os vencimentos das prestações. Também deve constar a soma total a pagar com ou sem financiamento.

Quando a compra ocorrer pela internet, deve-se averiguar a idoneidade da loja virtual, levando em conta o tempo de atuação e se há queixas contra a empresa em sites de reclamação. Cézar Cim reforça que produtos adquiridos fora do estabelecimento físico podem ser devolvidos num prazo de sete dias.

Trocas
Segundo o Procon, o comerciante deve obrigatoriamente trocar o produto quando ele apresentar problema (vício) e não for consertado em no máximo 30 dias. Para isso, todo produto deve ter o certificado de garantia, incluindo a nota fiscal, que ajuda a combater a sonegação. “A nota é a prova de propriedade e serve para eventual reclamação junto ao Procon”, diz Cézar.

 

Assessor de comunicação: Joni César



postada em 08/05/2018 15:21 - 165 visualizações



Fotos