Google+


Procon de Blumenau orienta população para as compras no período da Black Friday
Com o aumento de ofertas e promoções, principalmente pela internet, é importante ficar alerta para evitar golpes

Neste ano, o evento Black Friday acontece oficialmente no dia 24 de novembro e é considerada uma data estratégica tanto para quem compra quanto para quem comercializa produtos de diversos segmentos. Como já é de costume no país, muitas empresas se antecipam à data para alavancar as vendas com descontos e promoções.

Para o Procon de Blumenau, a Black Friday é um período que ajuda a aquecer o setor econômico do país com o aumento de ofertas que atraem consumidores, mas orienta cautela, principalmente se a compra for realizada pela internet. Por isso, o órgão de defesa apresenta algumas orientações para que a população não caia em golpes.

No caso de compras feitas diretamente nos estabelecimentos comerciais, é importante analisar a marca e a qualidade do produto, bem como fazer uma pesquisa em outros estabelecimentos com objetivo de economizar na hora da compra.

Além disso, conferir se o produto possui garantia estendida e exigir a nota fiscal de compra. Desta forma, o consumidor tem a certeza de que poderá exigir reparos no produto em caso de defeito ou mesmo entrar com reclamação junto ao Procon. No caso de trocas, é importante conversar com a empresa e verificar se há esta possibilidade.

Internet

Nas compras pela internet é importante fazer pesquisa de preços antes de comprar o produto e verificar se existem reclamações contra a empresa. Vale ressaltar que é necessário analisar se o frete está incluído na negociação e ficar atento caso seja solicitado o pagamento do transporte da mercadoria por fora da negociação, principalmente ser for pagamento via Pix.

Nas promoções, o consumidor deve ficar atento e verificar no site da empresa se realmente procede à oferta e desconfiar quando o preço do produto está muito abaixo do valor de mercado. Deve verificar também se existe assistência técnica para o produto comprado.


Fique atento às ofertas e promoções de mercadorias recebidas por e-mail e principalmente evite clicar nos links enviados. É importante verificar primeiramente no site da empresa se procedem as informações do e-mail recebido.

O diretor de Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, orienta que nas compras feitas pela internet o consumidor tem um prazo de sete dias para devolver a mercadoria, independente do motivo, seja por arrependimento ou irregularidades encontradas no produto.

Nos casos necessários de denúncia, é importante levar no Procon, além da nota fiscal ou cupom, comprovante de residência. O órgão de defesa atende das 9h às 16h, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio), 1.242, no Centro.

Dúvidas quanto reclamações também podem ser dirimidas pelo WhatsApp do Consumidor no 3381-7151 (apenas mensagens de texto). O e-mail do Procon é procon@blumenau.sc.gov.br.

Orientações do Procon no período da Black Friday:

 

- Compre o produto somente se você necessita;
- Fique atento à marca e qualidade do produto;
- Exija a nota fiscal de compra do produto;
-Em caso de trocas, verifique com a empresa se existe esta possibilidade;
- Consulte se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto;
- Nas compras on-line, verifique se o preço realmente compensa, incluindo o frete;
- Fique alerta caso seja solicitado o pagamento do frete fora da negociação e principalmente com pagamento via Pix;
- Visite o site oficial da loja na internet para evitar golpes;
-Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais;
-Desconfie caso encontre um produto com valor muito abaixo do mercado;
- Lembre-se: compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de sete dias.

 

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 16/11/2023 10:55 - 392 visualizações