Google+


Procon de Blumenau orienta consumidores para a compra de final de ano
Consumidor deve pesquisar preços e exigir nota fiscal.

O final de ano é um dos períodos de grande procura de mercadorias pelos consumidores, seja para presentear amigos ou parentes, especialmente nesta época de Natal. Por isso, o Procon de Blumenau orienta para que os consumidores fiquem atentos aos preços e ofertas de produtos pelos estabelecimentos comerciais, evitando desta forma possíveis transtornos.

O consumidor deve pesquisar os preços e preferencialmente fazer uma lista dos produtos que deseja adquirir. É importante também ficar atento à variação do valor no momento do pagamento, além de ficar atento também à procedência dos produtos bem como verificar se a mercadoria possui manual em português. Com isso, o consumidor tem acesso às características, além da forma correta do uso da mercadoria, sem esquecer também de verificar o prazo de validade.

O Procon reforça que é importante exigir a nota fiscal e testar os equipamentos eletrônicos antes de efetivar a compra na loja. Se o produto apresentar problemas depois da compra, a assistência técnica tem até 30 dias para resolver o problema. Caso não seja resolvido, é escolha do consumidor decidir pelo ressarcimento do valor do produto ou se quer outro equipamento.

De acordo com o Procon, a nota fiscal é importante para a troca ou conserto do produto e que nos casos de compras de roupas, o órgão orienta ainda para que o consumidor guarde as notas fiscais pelo menos até a primeira lavagem. Geralmente é neste período que o problema aparece.

É importante ressaltar também que o Código de Defesa do Consumidor não obriga as lojas a realizem a troca dos produtos caso não apresentem defeito e nem que o dinheiro da compra seja devolvido. Por lei, ela só tem obrigação de trocar se o produto apresentar problemas. Essa política de troca tem que estar escrita na nota fiscal ou na etiqueta do produto para evitar transtornos.

 

Internet

O consumidor deve ficar atento às compras efetuadas pela internet. Para isso, deve-se observar se o site de vendas possui a sigla “https” e um cadeado ao lado do espaço destinado para colocar o endereço eletrônico. É importante dar atenção especial neste tipo de compra, porque a probabilidade de ser fraude é muito grande.

O Procon reforça que existem muitos sites falsos que usam até mesmo o nome de lojas conhecidas. O consumidor que comprar pela internet tem o prazo de sete dias corridos para cancelar a compra do recebimento e o consumidor tem que ser ressarcido de todos os custos, até mesmo do frete.

 

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 23/12/2019 08:47 - 331 visualizações



Fotos