Google+


Procon de Blumenau alerta consumidores sobre golpes nas redes sociais
Alguns dos golpes mais comuns aplicados são de falsas empresas oferecendo jantares.

A ação de golpistas nas redes sociais está forçando os Procons de todo o país ficarem em estado de alerta. Trata-se de promoções e ofertas de falsas empresas ou estabelecimentos, que induzem os consumidores a fornecer dados particulares. Uma das práticas que está crescendo na região é o uso de nomes de restaurantes, conhecidos ou não, para aplicar golpes, onde são ofertados descontos e promoções com preços muito abaixos do mercado, fazendo com que o consumidor sinta-se atraído pela oferta.

De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, os golpes já foram aplicados em diversos municípios, como por exemplo em São Paulo, Paraná, na capital Curitiba e em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. O órgão de defesa do consumidor orienta cautela máxima nestes casos, porque as falsas empresas contatam o interessado pelo anúncio, por meio de mensagens ou telefone, solicitando os dados particulares, incluindo o número do cartão do banco, afirmando que a vítima foi premiada ou selecionada.

O Procon de Blumenau também ressalta que os golpes estão atingindo praticamente todas as ferramentas sociais, com mais incidência no Facebook, Instagram e WhatsApp. Por isso, o Procon orienta que ao ver anúncios com promoções, principalmente com ofertas muito atrativas, que o consumidor entre em contato com a empresa ou o estabelecimento para verificar se realmente existe a promoção.

André ressalta também que no caso de Facebook, por exemplo, muitos consumidores curtem as postagens dos anúncios feitos pelas falsas empresas, possibilitando que eles sejam contatados mais facilmente e induzidos a repassarem os dados via mensagem ou contato telefônico.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 05/06/2020 16:23 - 318 visualizações



Fotos