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Procon aponta número de consumidores que faltam nas audiências
Das 800 audiências realizadas neste primeiro semestre, 75 foram arquivadas em função do não comparecimento do consumidor.

Levantamento recente do Procon de Blumenau apontou um total de 75 audiências não realizadas, de janeiro a junho deste ano, em função do não comparecimento de consumidores que registraram denúncias contra fornecedores da cidade. O número representa quase 10% do total de 800 audiências realizadas neste período na sede do Procon.

De acordo com o coordenador do órgão defesa do consumidor, André Moura Cunha, “além de gerar ônus para o município, o não comparecimento do consumidor na audiência traz encargos também para o fornecedor”. Nestes casos, explica André, “os processos ou registros de denúncias formalizados são arquivados sem resolução, devendo o consumidor fazer nova denúncia para resolver o seu problema”.

Para o coordenador do Procon, a situação é preocupante, pois compromete o trabalho da equipe do órgão de defesa, que fez todos os procedimentos para buscar a solução e ajudar o consumidor. “Esse trabalho envolve desde formalizar a denúncia, entrar em contato com o fornecedor reclamado, incluindo contatar as partes por e-mail ou telefone para comparecer na audiência”, diz André.

Avanços

De acordo com André, entre as melhorias efetivas no Procon, está a diminuição do tempo de espera para a realização das audiências entre o reclamante e o reclamado. “Desde agosto deste ano, graças a um trabalho de reorganização da equipe e da reestruturação da política de atendimento, conseguimos reduzir de 60 para 28 dias o tempo de espera do consumidor para uma audiência com o fornecedor. Um avanço significativo em prol dos direitos dos consumidores. Mesmo assim, é importante que cada uma faça a sua parte neste processo para buscar a melhor solução”, diz André.

Assessor de Comunicação: Joni César  



postada em 14/09/2018 15:10 - 65 visualizações



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