
Nesta segunda-feira, dia 23, a Praça do Empreendedor comemora 10 anos de existência. A estrutura, criada em 2015 pela Prefeitura de Blumenau, foi uma das primeiras do Estado a reunir diferentes serviços ao empreendedor num único lugar. Além de reduzir significativamente o tempo de espera para abertura de empresas. Hoje, uma empresa é aberta em poucas horas em Blumenau.
Tal inovação permitiu uma expansão significativa no desenvolvimento econômico do município. Na última década, o número de empresas abertas aumentou em 250%, passando de 26.739 empresas abertas em 2016, para 72.123 em 2025. “Foram mais de 45 mil novos CNPJs inscritos. Todos os setores cresceram exponencialmente, com ênfase nos serviços e comércio. E hoje estamos entre as três cidades que mais abrem empresas e geram empregos de Santa Catarina”, observa o prefeito Egidio Ferrari.
“Somos uma cidade com vocação empreendedora. E também somos referência na desburocratização e inovação como ferramentas de expansão econômica e geração de emprego e renda. A Praça do Empreendedor é um exemplo disso”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri.
Com foco na simplificação de processos e atendimento humanizado, o espaço se tornou modelo de eficiência pública, resultando em premiações como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2016) e os Selos Ouro (2022) e Prata (2024) do programa Cidade Empreendedora, em excelência no atendimento. “Também estamos entre as três principais estruturas do Estado em termos de atendimento. Nesses 10 anos, já superamos os 450 mil serviços prestados aos empreendedores de Blumenau, especialmente os MEIs, auxiliando na formalização, expansão e gestão de negócios”, acrescenta o diretor de Apoio ao Empreendedor, Anderson Veiga.
Nesses 10 anos, a Praça do Empreendedor foi referência também na digitalização de serviços, que teve início em 2018, com os processos de licenciamento e a integração com a Jucesc e o Regin. Na pandemia, isso permitiu que a estrutura liderasse o processo de adaptação digital no município, alcançando recordes de atendimento remoto.
Recentemente, a integração com o Simplifica SC permitiu a redução no tempo de consulta de viabilidade, que era de 72h, para apenas 1 hora, acelerando o processo de abertura de empresas. A criação da Praça Itinerante, com atendimento descentralizado na Vila Itoupava e no Garcia, também ampliou o alcance dos serviços e facilitou o acesso de empreendedores de regiões mais afastadas do centro.
Atualmente, em parceria com o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, a Prefeitura trabalha na expansão e aprimoramento dos serviços. A meta é incluir ferramentas de inteligência artificial para melhorar o atendimento, expandir ainda mais os serviços digitais e fortalecer sua atuação junto aos empreendedores locais.
Para comemorar o aniversário de dez anos, a Praça promoverá um café para autoridades locais e representantes dos setores produtivos na próxima quarta-feira, dia 25.
postada em 23/06/2025 14:29 - 359 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Praça do Empreendedor completa 10 anos e soma mais de 45 mil empresas abertas em Blumenau
Café com entidades marca aniversário da Praça do EmpreendedorPrefeitura de Blumenau contabiliza mais de 2,6 mil atendimentos na Semana do MEI
Semana do MEI oferece ações gratuitas de apoio ao microempreendedor em Blumenau
Praça do Empreendedor alerta para golpe de cancelamento de MEIs